GEDEM – Direito Empresarial

Com o objetivo de fomentar o engajamento da comunidade acadêmica da Dom Helder nas mais diversas competições jurídicas, especialmente no âmbito da Arbitragem Empresarial, o Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) instituiu o Grupo de Estudos em Direito Empresarial (GEDEM), visando a consolidar a participação na Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz – CAMARB.

Trata-se de uma competição de julgamento arbitral simulado, na qual, a partir de um caso hipotético previamente disponibilizado, discute-se, em duas fases, temas polêmicos na seara do Direito Empresarial. A primeira fase consiste na produção de memoriais escritos, representando tanto a parte requerente quanto a parte requerida. A segunda fase, por sua vez, consiste na defesa oral da tese elaborada, em painéis de confronto com outras equipes participantes e julgados por três árbitros.

A CAMARB é a maior competição de Arbitragem e Mediação em língua portuguesa no mundo e o maior evento do gênero na América Latina. Na nona edição do evento, realizada em 2018, participaram 1.500 pessoas, entre árbitros (advogados), avaliadores (mediadores), e estudantes de 80 equipes de faculdades e universidades de todas as regiões do país, de 20 estados brasileiros.

Em 2019, a equipe orientada pelo professor Bruno Fabrício da Costa, composta pelos oradores Bernardo Costa Leal, Clara de Castro Nassif, Juan Oliveira da Silva e Mariana Alves de Oliveira Aleixo e pelos pesquisadores Asafe Samuel Lamar Lopes, Paulo Henrique Diniz Pinheiro, Vivian Petrone de Souza e Bianca Izabella Carvalho se classificou na 19º posição, sendo uma das únicas duas instituições de ensino de Minas Gerais que conseguiram se classificar entre os 20 melhores colocados.

O GEDEM 2021/01 receberá inscrições para a seleção de novos integrantes de 18 a 25 de junho de 2021.

Confira, abaixo, o edital:

Edital GEDEM 2021.01

Resultado Final

Motivos para escolher a Dom Helder - Escola de Direito!

• Direito Integral com 100% de aprovação na OAB

• Selo OAB: recomendada por excelência e qualidade

• Campus avançado estrutura de ponta no meio da natureza

• Apoio personalizado para definir objetivos de carreira