Na tarde desta segunda-feira (22), o Centro Universitário Dom Helder, em parceria com o CREA-MG e patrocinadores como Clam e Aroeira Advogados, deu início à Semana da Engenharia, evento gratuito aberto ao público. A programação contou com uma série de palestras que abordaram temas essenciais da área de engenharia, com a participação de autoridades renomadas.
A abertura do evento ocorreu às 14h, com o tema principal “Gestão de Águas Pluviais e Drenagem Urbana”. O primeiro painel, intitulado “Engenharia de Gestão das Águas Pluviais – Conceitos básicos e aplicação”, contou com a moderação do Dr. Nelson Guimarães, Superintendente de desenvolvimento operacional e inovação da COPASA, e com as palestras de Priscilla Macedo Moura, professora da EEUFMG, e Ricardo Aroeira, Diretor de Gestão de Águas Urbanas na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura da PBH. CERTO
Por volta das 15h45, o evento deu sequência com a discussão sobre o tema “O serviço de saneamento de drenagem: quem paga; para que paga; quem faz?”. A mesa foi moderada por Patricia Boson, coordenadora da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME, e contou com as apresentações de Tácito de Matos, sócio da Conciliare Consultoria Socioambiental, e Frederico Vasconcelos, membro da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME.
Às 17h, o evento promoveu uma mesa redonda sobre “Infraestruturas Hídricas em Tempos de Eventos Climáticos Severos”, com a participação de Joel Goldenfum, Secretário Executivo do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do IPH/RS; Fernanda Lobo, engenheira ambiental e sanitarista da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte; Pedro Lindstron Wittica Cerqueira, especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Agência Nacional de Águas e Saneamento; e Fernando S. Marcato, professor da FGV Direito – SP. A mesa foi moderada por Patricia Boson, coordenadora da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME.
Para encerrar o dia, às 18h30, foi realizada a “Palestra Master: Água: Por que tão urgente? Por que tão negligenciada?”, com participação do Professor Doutor Carlos Eduardo Moretti Tucci; de Virgínia Campos, Presidente da SME; do Professor José Antônio Neto, Pró-Reitor da Instituição; e de Álvaro Goulart, Vice-Presidente do CREA-MG, acompanhados da anfitriã Patricia Boson, coordenadora da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME.
Durante todo o evento, os palestrantes abriram espaço para que o público participasse ativamente, fomentando um ambiente de troca de experiências e aprendizado.
O encontro segue com novos debates e mesas redondas nesta terça (23) e quarta-feira (24), com mais discussões sobre os desafios e soluções no campo da engenharia.
Sobre o evento
Entre os dias 22 e 24 de setembro, a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), em parceria com o Centro Universitário Dom Helder, realiza a Semana da Engenharia SME 2025, evento que reúne especialistas, profissionais, instituições e estudantes em torno de debates sobre os grandes desafios contemporâneos.
Ao longo de três dias, a programação contará com palestras, mesas-redondas e discussões técnicas, destacando o papel da engenharia como motor do desenvolvimento sustentável e como instrumento de fortalecimento dos direitos sociais.
A iniciativa tem como objetivo aproximar diferentes áreas da engenharia, incentivando a integração de saberes e a troca de experiências, de forma a fomentar soluções inovadoras para problemas urgentes que impactam a sociedade.

Evento encheu o auditório da Dom Helder

Alunos concentrados durante palestra

A moderadora do evento, Patrícia Boson

Palestrantes do dia

Palestrantes do dia

Tema principal foi “Gestão de Águas Pluviais e Drenagem Urbana”

Evento foi aberto à perguntas dos participantes

Evento foi aberto à perguntas dos participantes

Evento foi aberto à perguntas dos participantes

Palestrantes do dia

Palestrantes do dia

Um dos palestrantes do dia

Um dos palestrantes do dia