CineDom Promove Debate Jurídico com Exibição de ‘O Júri’ na Dom Helder

Nesta sexta-feira (11), a Dom Helder promoveu a primeira edição do ano do CineDom com a exibição do filme O Júri. O evento, ministrado pela professora do curso de Direito Francine Figueiredo, teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre temas jurídicos, éticos e sociais.

Durante o encontro, diversos tópicos foram propostos para debate, entre eles: Ética e Manipulação no Processo Judicial, questionando os limites éticos da atuação dos advogados e a justificativa de manipular o júri em nome de uma causa justa; o Papel do Júri Popular, abordando sua vulnerabilidade à manipulação e a eficácia em comparação ao julgamento por um juiz técnico; Justiça versus Vingança, debatendo a motivação dos personagens principais e os limites entre justiça e vingança; Responsabilidade das Indústrias de Armas, analisando a responsabilidade civil das empresas armamentistas; e Representações do Direito e dos Profissionais Jurídicos, questionando a veracidade da representação do sistema jurídico no filme.

O evento foi estruturado em quatro blocos temáticos. O primeiro, “Ética na Advocacia e no Sistema Judiciário”, discutiu se os advogados no filme atuaram de maneira ética e se é possível vencer um caso apenas com a verdade. Os alunos foram divididos em dois grupos: um defendeu que os fins justificam os meios, e outro argumentou que a ética deve prevalecer sempre.

No segundo bloco, “O Júri Popular e a Justiça”, foram debatidas questões como a facilidade de manipulação do júri e as vantagens e desvantagens desse modelo. Os alunos também simularam a atuação como jurados, explicando suas decisões.

O terceiro bloco, “Responsabilidade Civil das Indústrias de Armas”, levantou discussões sobre a responsabilização da empresa de armas envolvida no caso e a aplicabilidade desses princípios no contexto brasileiro. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de consultar trechos do Código Civil e jurisprudências para traçar paralelos com o filme.

O último bloco, “Justiça, Vingança e Moralidade”, examinou a legitimidade das motivações do personagem principal, o limite entre justiça e vingança, e se o desfecho do filme representou de fato um ato de justiça.

O encerramento contou com agradecimentos aos alunos e professores participantes, um resumo dos principais pontos debatidos, além de sugestões de leitura da obra original de John Grisham, e a proposta para que os estudantes escrevessem uma breve reflexão ou artigo de opinião sobre a experiência cinematográfica e os temas abordados.

Alunos de todos os períodos puderam participar, inclusive de outros cursos que não o de Direito.

O evento contou também com a presença da Professora da Dom Helder, Ana Gabrich.

O CineDom se consolida como uma iniciativa que une cultura, reflexão crítica e formação acadêmica no curso de Direito da Dom Helder.

Sinopse

Após considerar que uma grande empresa é a culpada pela morte de seu marido, uma viúva decide entrar com um processo na justiça, pedindo uma indenização milionária. Para defendê-la ela contrata o advogado Wendell Fohr (Dustin Hoffman). Porém Fohr precisará enfrentar Rankin Fitch (Gene Hackman), um especialista em selecionar os jurados de forma a garantir de antemão sua vitória no julgamento. Porém o que Fohr e Fitch não contavam é que um dos jurados, Nicholas Easter (John Cusack), tem seus planos para manipular o júri. E, com o apoio de Marlee (Rachel Weisz), passa a chantagear a dupla avisando que o veredicto desejado sairá bastante caro.

Alunos de todos os cursos participaram
Aluno atento às discussões
Aluna atenta às discussões
Professora Francine Figueiredo, responsável pelo evento
Alunos de todos os cursos puderam participar
Alunos de todos os cursos puderam participar
Alunos de todos os cursos puderam participar
Aluna participou do debate após o filme
Aluno participou do debate após o filme
Aluna participou do debate após o filme
Professora Ana Virgínia Gabrich
Por: Larissa Troian
Rolar para cima
[curriculo_professor]