Dom Helder forma turma do Direito Integral em cerimônia emocionante

Na noite desta terça-feira (04), a Escola Superior Dom Helder Câmara celebrou a formatura de mais uma turma do curso de Direito Integral. O auditório da Instituição ficou lotado, com a presença de amigos, familiares e Professores que prestigiaram a conquista dos novos bacharéis em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento à trajetória acadêmica dos formandos.

Participaram da Tribuna o Magnífico Reitor da Dom Helder, Professor Padre Paulo Umberto Stumpf, que iniciou a cerimônia “saudando com grande honra aos amigos e familiares, à Tribuna e ao Colegiado”. Também estivem presentes o Vice-Reitor, Franclim Brito; a Pró-Reitora de Administração, Anacélia Santos Rocha; o Pró-Reitor de Pesquisa, Caio Lara; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, José Antônio de Sousa Neto, e a Coordenadora do curso de Direito, Ana Virgínia Gabrich.

Os professores homenageados foram o Paraninfo da turma, Bruno Fabrício Costa; o Patrono da turma, Magno Federici Gomes; além dos Professores e Professoras Adriana Camatta, Lorena Bastianetto, Leonardo Alvim, Thiago Loures, e a Professora Convidada de Honra, Helen Almeida.

Discursos marcantes

O orador da turma, João Vítor Ferraz Mendes, expressou com emoção o significado da conquista:
“Este é um dia que guardará para sempre o peso da grandiosidade em nossos corações. Este instante não é apenas a culminância de anos de estudos e dedicação; é o marco de uma jornada que nos transformou profundamente. E é com humildade e imensa gratidão que me dirijo a vocês como orador desta turma. Um privilégio que carrega o ônus de tentar traduzir em palavras um momento que vai muito além delas.”

Em seguida, o Paraninfo da turma, Professor Bruno Fabrício Costa, proferiu suas palavras: “É uma honra compartilhar esse momento com vocês, lembrarei de todos e todas com muito carinho; hoje concluo que continuamos nossa jornada, e que agora é o momento de vencer novos desafios; lembrem-se do primeiro e do último dia de aula na melhor Instituição de Direito do Brasil; saindo daqui, vocês terão um caminho repleto de oportunidades, e lembrem-se: mantenham os laços de amizade”.

Na homenagem aos pais, o formando Eduardo Henrique de Castro destacou o papel essencial da família na conquista dos graduandos:
“Desde que chegamos a este mundo, eles nos acompanham. São diferentes dos nossos colegas, amigos, amores; são a mais pura e genuína definição das palavras carinho, cuidado e amor. Aos pais e familiares, devemos a nossa eterna gratidão pelo cumprimento de mais esta etapa, uma conquista de todos que sonharam e nos ajudaram nesse processo.”

Já o bacharel Heitor Castro Rodrigues emocionou o público ao recitar um poema de Mario Quintana em homenagem às pessoas ausentes:
“Todos nós possuíamos alguém especial que sempre torceu por nós, desejando-nos o melhor desta vida, mas que infelizmente já não se encontra mais aqui. No entanto, essas pessoas jamais serão esquecidas enquanto viverem em nossas memórias e acalentarem nossos corações.”

Encerramento e comemorações

A cerimônia foi encerrada com o tradicional Juramento da turma, proferido pela formanda Lívia Victória Silva Paes, a Outorga de Grau, realizada pelo Excelentíssimo Reitor da Dom Helder, Padre Paulo Umberto Stumpf, e a entrega simbólica dos canudos aos formandos, feita pelo Patrono da turma, Professor Magno Federici Gomes. Após a solenidade, os novos bacharéis foram recebidos por familiares e amigos no hall de entrada da Dom Helder, onde celebraram esse momento marcante em suas vidas.

Para o formando João Victor, a celebração da Colação de Grau foi uma vitória: “Foi melhor do que ver clássico entre Galo e Raposa”, disse, animado.

A instituição parabeniza os formandos e deseja sucesso nessa nova etapa, reafirmando seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação de profissionais éticos e preparados para contribuir com a sociedade.

Formandos e Patrono da turma
Equipe de Diretores da Dom Helder, junto de Professores homenageados
Professores homenageados pelos alunos
Tribuna de Diretores da Dom Helder
Momento em que os formandos e formandas entraram no auditório
Evento lotou o auditório da Instituição
Formandos e formandas do Direito Integral durante discurso do Paraninfo da turma, Professor Bruno Fabrício Costa
Formandos e formandas do Direito Integral
Animadas, formandas posaram para foto logo após receberem o canudo
Animadas, formandas posaram para foto logo após receberem o canudo
Formando e formanda após receberem o canudo
Felizes com a conquista, formandos posaram para a foto
Formando com seus familiares
Formando e seus familiares
Formando no momento do Juramento
Momento da Outorga, realizada pelo Digníssimo Reitor Padre Paulo Umberto Stumpf
Formanda junto ao Reitor
Momento da entrega dos canudos, feita pelo Patrono da turma, Professor Magno Federici Gomes
Formandos tiveram torcida de amigos e familiares
Momento da entrega dos canudos, feita pelo Patrono da turma, Professor Magno Federici Gomes
Momento da entrega dos canudos, feita pelo Patrono da turma, Professor Magno Federici Gomes
Momento da entrega dos canudos, feita pelo Patrono da turma, Professor Magno Federici Gomes
Por: Larissa Troian
Rolar para cima
[curriculo_professor]