Na noite desta terça-feira (04), a Escola Superior Dom Helder Câmara celebrou a formatura de mais uma turma do curso de Direito Integral. O auditório da Instituição ficou lotado, com a presença de amigos, familiares e Professores que prestigiaram a conquista dos novos bacharéis em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento à trajetória acadêmica dos formandos.
Participaram da Tribuna o Magnífico Reitor da Dom Helder, Professor Padre Paulo Umberto Stumpf, que iniciou a cerimônia “saudando com grande honra aos amigos e familiares, à Tribuna e ao Colegiado”. Também estivem presentes o Vice-Reitor, Franclim Brito; a Pró-Reitora de Administração, Anacélia Santos Rocha; o Pró-Reitor de Pesquisa, Caio Lara; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, José Antônio de Sousa Neto, e a Coordenadora do curso de Direito, Ana Virgínia Gabrich.
Os professores homenageados foram o Paraninfo da turma, Bruno Fabrício Costa; o Patrono da turma, Magno Federici Gomes; além dos Professores e Professoras Adriana Camatta, Lorena Bastianetto, Leonardo Alvim, Thiago Loures, e a Professora Convidada de Honra, Helen Almeida.
Discursos marcantes
O orador da turma, João Vítor Ferraz Mendes, expressou com emoção o significado da conquista:
“Este é um dia que guardará para sempre o peso da grandiosidade em nossos corações. Este instante não é apenas a culminância de anos de estudos e dedicação; é o marco de uma jornada que nos transformou profundamente. E é com humildade e imensa gratidão que me dirijo a vocês como orador desta turma. Um privilégio que carrega o ônus de tentar traduzir em palavras um momento que vai muito além delas.”
Em seguida, o Paraninfo da turma, Professor Bruno Fabrício Costa, proferiu suas palavras: “É uma honra compartilhar esse momento com vocês, lembrarei de todos e todas com muito carinho; hoje concluo que continuamos nossa jornada, e que agora é o momento de vencer novos desafios; lembrem-se do primeiro e do último dia de aula na melhor Instituição de Direito do Brasil; saindo daqui, vocês terão um caminho repleto de oportunidades, e lembrem-se: mantenham os laços de amizade”.
Na homenagem aos pais, o formando Eduardo Henrique de Castro destacou o papel essencial da família na conquista dos graduandos:
“Desde que chegamos a este mundo, eles nos acompanham. São diferentes dos nossos colegas, amigos, amores; são a mais pura e genuína definição das palavras carinho, cuidado e amor. Aos pais e familiares, devemos a nossa eterna gratidão pelo cumprimento de mais esta etapa, uma conquista de todos que sonharam e nos ajudaram nesse processo.”
Já o bacharel Heitor Castro Rodrigues emocionou o público ao recitar um poema de Mario Quintana em homenagem às pessoas ausentes:
“Todos nós possuíamos alguém especial que sempre torceu por nós, desejando-nos o melhor desta vida, mas que infelizmente já não se encontra mais aqui. No entanto, essas pessoas jamais serão esquecidas enquanto viverem em nossas memórias e acalentarem nossos corações.”
Encerramento e comemorações
A cerimônia foi encerrada com o tradicional Juramento da turma, proferido pela formanda Lívia Victória Silva Paes, a Outorga de Grau, realizada pelo Excelentíssimo Reitor da Dom Helder, Padre Paulo Umberto Stumpf, e a entrega simbólica dos canudos aos formandos, feita pelo Patrono da turma, Professor Magno Federici Gomes. Após a solenidade, os novos bacharéis foram recebidos por familiares e amigos no hall de entrada da Dom Helder, onde celebraram esse momento marcante em suas vidas.
Para o formando João Victor, a celebração da Colação de Grau foi uma vitória: “Foi melhor do que ver clássico entre Galo e Raposa”, disse, animado.
A instituição parabeniza os formandos e deseja sucesso nessa nova etapa, reafirmando seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação de profissionais éticos e preparados para contribuir com a sociedade.





















