Nesta terça-feira (10), a Escola Superior Dom Helder Câmara sediou a Primeira Reunião dos Bolsistas do Movimento Ecos, realizada no auditório da Instituição nos períodos da manhã e da noite. O encontro reuniu coordenadores, professores e bolsistas para alinhar diretrizes, planejamento e assinaturas de bolsa, além de reforçar o compromisso com a sustentabilidade e a formação acadêmica.
A abertura do evento foi conduzida pelo Professor Francisco Haas, um dos idealizadores do Movimento, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos bolsistas. “Espero que estejam animados como nós, pois acreditamos num movimento de Sustentabilidade. Se vocês estão aqui, é porque foram convocados pela Bolsa Ecos”, afirmou.
Estrutura e planejamento do Movimento Ecos
A reunião contou com a participação dos Coordenadores Professor Dr. Francisco Haas e Professor Dr. José Cláudio, além da Auxiliar de Coordenação, Larissa Martins. Também estiveram presentes os Professores Nucleadores, Ciangeli Clark, Elmo Julio, José Cláudio e Lívia.
Dentre os temas abordados, o Professor Francisco Haas falou sobre reuniões de planejamento e avaliação, atuação dos bolsistas, monitores e estagiários, além da gestão do processo de seleção e manutenção das bolsas.
Já o Professor Elmo Julio trouxe para debate pautas como a coordenação técnica do projeto, o Grupo de Iniciação Científica e a Certificação da Pegada Ambiental.
A Auxiliar de Coordenação Larissa Martins destacou o trabalho administrativo do Ecos e a importância do uso das redes sociais como ferramenta para os bolsistas acompanharem e divulgarem as ações do movimento.
Atribuições dos bolsistas e estrutura do Ecos
Durante o encontro, foram detalhadas as funções dos participantes do Movimento Ecos, incluindo:
Coordenação Geral: coordenar portal virtual, formação e avaliação do desempenho dos bolsistas, avaliação e planejamento das atividades do Ecos, entre outros;
Professores Nucleadores – acompanhar execução dos projetos, fazer reunião com bolsistas, entre outros;
Bolsistas Santander: nuclear um grupo de bolsistas para motivar, cobrar a realização das tarefas e a postagem das mesmas no portal virtual;
Bolsistas Monitores: assistência na área de TI e mediação de suporte;
Bolsistas de Projetos: acompanhar a execução dos projetos, participar dos momentos de formação por semestre, fazer obrigatoriamente dois contatos presenciais na Escola por semestre e reunião agendada com o Professor Nucleador, além de motivar e cobrar a realização das tarefas e a postagem das mesmas no portal do Ecos;
Professores Orientadores das Escolas: apoio na execução de atividades do Ecos dentro das instituições de ensino.
Entre as pautas discutidas, também foram destacados eventos importantes para 2024, como o 6º Concurso de Redação Redige-Ecos, a Certificação da Pegada Ambiental e o III Festival de Dança Ecos.
A Professora Ciangeli Clark ressaltou a importância do trabalho em equipe, da participação ativa e do uso das redes sociais para fortalecer o projeto. Já o Professor Elmo Julio falou sobre o impacto do Ecos na formação acadêmica dos estudantes, destacando oportunidades de aprendizado, colaboração e extensão do conhecimento para o mundo profissional.
Sistema e avaliação de bolsistas
O funcionário da TI da Dom Helder, Victor, apresentou o sistema Ecos, explicando funcionalidades como cadastramento de escolas, acesso de professores representantes e o uso da plataforma pelos bolsistas.
Encerrando a reunião, o Professor Francisco Haas reforçou o papel essencial dos bolsistas no sucesso do movimento: “Vocês são nossa ponte, nosso elo, nossos ECOS nas escolas”. Ele também apresentou os critérios de avaliação de desempenho, informando que haverá avaliação mensal, corte de bolsa em caso de inatividade e cancelamento para bolsistas que não assinarem o termo ou permanecerem inativos por mais de um mês.
Com a reunião, o Movimento Ecos fortalece sua estrutura e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a educação, preparando os bolsistas para atuarem como agentes transformadores dentro das escolas e comunidades.









