Na última quinta-feira (09), o Centro Universitário Dom Helder foi palco da 42ª edição do Inforuso, promovido pela Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Informação e Comunicação de Minas Gerais (Sucesu Minas). Reconhecido como o maior evento de Tecnologia e Inovação do Brasil, o congresso reuniu profissionais das áreas de Tecnologia e Negócios, proporcionando oportunidades de networking, conteúdos atualizados e aprendizado com especialistas renomados.
A Inteligência Artificial (IA) foi o grande destaque da programação deste ano, permeando diversas palestras e oficinas. Entre os temas abordados estiveram: “IA na comunicação direta com clientes”, “IA contra incidentes críticos” e “IA agêntica: do chatbot ao agente autônomo”.
A abertura oficial do evento contou com a presença de Ezequiel Ribeiro, Presidente do Sucesu Minas, e representando o Prefeito, Thiago Dutra, Chefe de Gabinete e Diretor da Prodabel. Em seguida, o Diretor da Quadient Brasil apresentou a palestra “IA na comunicação direta com seus clientes: revolução à vista?”.
Após um coffee-break, a programação prosseguiu com Heládio Scott, da Drive A, Analista de pré-vendas/Arquiteto de Soluções, sobre o tema “HPE Private Cloud AI (PCAI) – Uma solução de nuvem privada desenvolvida em conjunto pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) e a NVIDIA, que oferece uma infraestrutura completa e otimizada para a IA”. Logo após, Alestan Alves Xavier, Coordenador de Dados e DevOps – Governança de Dados & IA na TOTVS, conduziu a palestra “IA Agêntica: do chat box ao agente autônomo”.
Em paralelo às apresentações no auditório principal, ocorreram palestras nos laboratórios do Centro Universitário. No Laboratório 1, Eduardo Britto, CEO e Diretor Comercial da IPROCESS, ministrou a palestra “Garagem de IA: Descobrindo oportunidades de negócio com os 50 super poderes”. Já no Laboratório 2, Carlos Sena, da área de Cybersegurança na Altasnet, apresentou “Demo ao Vivo: IA contra incidentes críticos”.
No período da tarde, a programação foi retomada com a palestra “Computação Quântica: Qubits, Algoritmos e Criptografia”, conduzida pelo professor do COTEMIG, Julio Cesar Silva. Na sequência, o professor titular da UFMG, Marcos André Gonçalves, abordou o tema “Mais com Menos: IA sustentável no processamento inteligente de linguagem natural”.
Um dos pontos altos do evento foi o painel “A internalização da IA GENERATIVA nas organizações: governança, ética, dados e cultura”, com a participação de Kelly Teixeira, da Arcellor, André Braz, da VLI, e Fábio de Freitas, da Stellantis, sob a mediação de Celso Chapinotte, VP de Hub de Negócios da Sucesu Minas.
O congresso seguiu com as palestras de Túlio Henrique Carvalhais, CEO da Forceone, sobre “Reduza custos VMware e inove com AWS”, e de Fernando Reis, da Altasnet, com o tema “Decisões mais rápidas, respostas mais inteligentes: o papel da IA na nova era da cibersegurança”.
O encerramento do Inforuso foi marcado pelo painel “O futuro da construção com IA: integrando ética e conformidade nas operações das organizações”, com a participação de Reinaldo Sima, Diretor de Tecnologia e Transformação Digital da MRV, Eduardo Salomão, Gestor Executivo de Infraestrutura de TI e SI da MRV, e Alex de Souza Medeiros, Diretor de GRC e Privacidade da MRV Engenharia, mediado por Márcio Rocha, VP de Administração, Finanças, Gestão de Riscos e Compliance da Sucesu Minas.
Simultaneamente, no Laboratório 1, ocorreu a palestra “Revolução da Videoconferência: IA, Segurança e Alta Disponibilidade para o Novo Cenário Corporativo”, apresentada por Glauber Donini, Presales Technical Consultant na DRIVE A.
Ao final do dia, os participantes foram contemplados com um coffee-break, sorteio de brindes e a apresentação especial do Coral da Dom Helder, encerrando o evento em clima de celebração e integração.

Alunos mostraram-se animados com o evento

Dom Helder distribuiu brindes durante o evento

Palestrantes da parte da manhã

Palestrante discutiu sobre “HPE Private Cloud AI (PCAI) – Uma solução de nuvem privada desenvolvida em conjunto pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) e a NVIDIA, que oferece uma infraestrutura completa e otimizada para a IA”

Vários Professores da casa estiveram presentes

Brindes fornecidos pelo Centro Universitário Dom Helder

Funcionárias durante credenciamento

Em paralelo às apresentações no auditório principal, ocorreram palestras nos laboratórios do Centro Universitário Dom Helder

Em paralelo às apresentações no auditório principal, ocorreram palestras nos laboratórios do Centro Universitário Dom Helder

Autoridades ministraram palestras nos laboratórios do Centro Universitário Dom Helder

“Mais com Menos: IA sustentável no processamento inteligente de linguagem natural” foi um dos tópicos abordados

“Mais com Menos: IA sustentável no processamento inteligente de linguagem natural” foi um dos tópicos abordados

“Mais com Menos: IA sustentável no processamento inteligente de linguagem natural” foi um dos tópicos abordados

Um dos pontos altos do evento foi o painel “A internalização da IA GENERATIVA nas organizações: governança, ética, dados e cultura”

Público atentou à todas as palestras realizadas no auditório