




No dia 5 e 6 de dezembro, a Dom Helder recebeu o seminário híbrido “transição de governo e gestão de futuro”, promovido pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) com o apoio da Dom Helder.
A abertura do evento foi realizada por Carolina Santana — gerente de educação do IPGC — e Leonardo Santos — presidente do IPGC — e, em seu primeiro dia de atividades, o seminário contou com a realização de 3 painéis.
O primeiro painel, com tema “transição de governo: equilíbrio, transparência e a LRF”, contou com Marconi Braga (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais), David Oliveira Lima Rocha (Dom Helder), Gustavo Nassif (subcontrolador de Ouvidoria de Belo Horizonte) e Luiza Almeida (diretora jurídica do IPGC).
O segundo painel do dia 5, realizado no período da tarde, foi sobre “planejamento educacional: estratégia, gestão e inovação para um novo ciclo”, e contou com as falas de Bruno Santos (supervisor dos centros de educação em tempo integral e profissional do Governo do Maranhão), Bertolino da Costa Neto (prefeito de Bom Despacho) e Vinicius Oliveira Rocha (secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabira). Já o último painel do dia, sobre “saúde pública e inovações: garantindo a continuidade de serviços essenciais”, contou com Elson da Silva Santos Júnior (superintendente da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba — ICISMEP), Elias Diniz (prefeito de Pará de Minas), e Gerlainne Romero (professora da Fundação João Pinheiro e conselheira no Instituto Mário Penna).
No último dia de atividades (6), foram realizados dois painéis. O primeiro painel abordou “mudanças climáticas e gestão municipal: construindo cidades resilientes e sustentáveis”, e foi realizado pelos painelistas Marco Carneiro (head global de Relações Governamentais da Google), Cristiane Pinheiro (assistente técnica na GIZ), Ana Carla Prado (assessora de Planejamento e Resiliência do Centro de Operações e Resiliência do Rio de Janeiro — COR-Rio), e Maraluce Maria Custódio (Dom Helder).
O último painel do evento teve como tema “conectando mandatos para o futuro urbano: infraestrutura e desenvolvimento sustentável”, e foi realizado por Fábio Alves (prefeito de Botucatu), Kelly Barreto (diretora de Parcerias Público-Privadas da Tocantins Parcerias) e José Henriques (prefeito de Cataguases).
Confira as fotos do evento!