Palestra sobre o SIDH prepara estudantes para a II Jornada Jurídica

Estudantes do curso de Direito da Dom Helder participaram de uma palestra com a advogada internacionalista Gabriela Viana, que atuou como visitante profissional na Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH). A visita foi realizada entre maio e agosto deste ano, em São José, na Costa Rica.

Durante o encontro, Gabriela compartilhou detalhes de sua vivência e explicou como funcionam os programas de estágio e de visitas profissionais da Corte IDH. “O que mais me marcou foi a oportunidade de perceber, na prática, a importância do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos (SIDH), não apenas no contexto brasileiro, mas em toda a América Latina”, afirmou.

Os estudantes demonstraram grande interesse e fizeram diversas perguntas sobre a trajetória acadêmica e profissional da advogada, as possibilidades de carreira no Direito Internacional, além do funcionamento do SIDH e da Corte IDH. “Fiquei impressionada com a participação da turma. Mesmo em períodos iniciais, já demonstram familiaridade com o SIDH e sua jurisprudência”, destacou Gabriela.

O convite para a palestra foi feito pela professora Mariza Rios, da Dom Helder. Além de ampliar os conhecimentos dos estudantes, o encontro serviu como preparação para a II Jornada Jurídica da Dom Helder, que será realizada nos dias 6 e 7 de novembro, com foco no Direito Constitucional.

A primeira edição da Jornada ocorreu no ano passado, dedicada ao Direito Penal, e prestou homenagem ao professor Michel Wencland Reiss.

Por: NECOM
Rolar para cima
  • Organização de rotina e cronograma
  • Técnicas de estudo
  • Orientação acadêmica individual

Projetos do Ensino Personalizado

  • Projeto de Estudo
  • Projeto de Vida – Atendimento com os Jesuítas
  • Encontro Acadêmico – Campus III (EcoArte)
  • Cultura – BatucaDom
  • Apoio Psicopedagógico
  • Grupo de Estudos
  • Estudos Orientados
  • Monitoria Acadêmica da Graduação
  • Ouvidoria
  • Adaptação ao ensino superior.
  • Comunicação, inteligência emocional e metacognição.
[curriculo_professor]