Seminário discute sustentabilidade, tributação verde e a ecologia integral da Laudato Si’

Na manhã da última sexta-feira, (30), realizamos no Auditório da Dom Helder, das 8h às 11h40, o seminário Direito, Sustentabilidade, Tributação Verde: Desafios Contemporâneos à Luz da Laudato Si’, organizado pelo professor da casa, Marcelo Kokke.

O primeiro painel da manhã, intitulado “Tributação verde, Mineração e Sustentabilidade”, foi mediado pelo aluna do 9º período de Direito Manhã, Marina Lage, que presidiu a mesa e conduziu as palestras dos professores da casa Luciano Costa Miguel, Marcelo Kokke, além da professora convidada, Clarissa Nepomuceno.

O debate girou em torno da relação entre economia e meio ambiente e os impactos da exploração. Foi discutido como o consumo excessivo está ligado à perda de conexão com a origem e o destino dos produtos que utilizamos. A falta de consciência sobre os processos de produção e descarte foi apontada como um dos fatores que agravam os problemas ambientais, incluindo o avanço do garimpo ilegal na região amazônica.

Após o intervalo, o evento deu seguimento com o segundo painel, “Meio Ambiente e Sustentabilidade na Perspectiva do Papo Francisco”. A sessão foi mediada pela aluna do 9º período de Direito Manhã, Jennifer Américo, que conduziu as palestras dos docentes Mariza Rios, João Batista e Edmilson de Jesus.

Nesta segunda parte do evento, os debates abordaram reflexões sobre a relação entre espiritualidade, natureza e responsabilidade social. Foi discutido o papel humano na continuidade da criação e o chamado à abnegação em favor da vida e do meio ambiente, instruções pelo qual o falecido Papa Francisco vivia.

A cultura do descarte foi apontada como um problema que vai além das questões ambientais, afetando diretamente as camadas mais vulneráveis da sociedade. Discutiram-se também os impactos sociais dessa lógica e enfatizou-se a preocupação constante do Papa Francisco com o meio ambiente, os direitos humanos e a inclusão de pessoas marginalizadas, ressaltando a importância da solidariedade e do cuidado com a Casa Comum.

Encerrando os debates, o pró-reitor de pesquisa, professor Caio Lara, anunciou o lançamento de um livro sobre o tema da encíclica Laudato Si’. Um edital será aberto para que a comunidade acadêmica possa contribuir com textos para a obra.

Ao final do evento, foi aberto um espaço para perguntas e comentários, que enriqueceram ainda mais os debates.

Por: NECOM
Rolar para cima
[curriculo_professor]