Nossa Missão Jesuíta
O Centro Universitário Escola é ligado à Rede Internacional de Educação dos Jesuítas, da Companhia de Jesus – Ordem Religiosa da Igreja Católica, fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540.
Atualmente, a Rede Internacional de Educação dos Jesuítas tem aproximadamente 3 milhões de estudantes, com 2.700 escolas, 850 colégios e 209 universidades presentes em todos os Continentes.
Para Santo Inácio de Loyola, o acesso ao conhecimento é meio imprescindível para o desenvolvimento humano. Mais que a universalização do ensino, é preciso educação de qualidade e integral. Neste sentido, o paradigma fundamental da Pedagogia das instituições jesuítas é o Magis Inaciano (o máximo): uma atitude fundamental que significa buscar ser e fazer o melhor sempre e em tudo. Este paradigma se efetiva por meio de uma metodologia de educação personalizada, aliando tradição com inovação tecnológica.
No Brasil, a Rede Internacional de Educação dos Jesuítas conta com a PUC-Rio, a Unisinos (Grande Porto Alegre), a UNICAP (Recife) e a FEI (SP), além de colégios e escolas para crianças de famílias economicamente hipossuficientes. Em Belo Horizonte, fazem parte da Rede a FAJE, Escolas Fé e Alegria, Colégio Loyola e a Dom Helder.
Por vincular-se à tradição dos Jesuítas, com cinco séculos de história, e a seu Patrono, a Escola Superior Dom Helder Câmara incorpora os ideais de um ensino que, além da formação técnica e científica, promove também uma formação humana integral, ética, social e política.
Mantida pela Fundação MDC, criada em 1998, esta Dom Helder dá continuidade a uma prática ético-social, através de atividades de promoção humana, da defesa dos direitos fundamentais, da construção feliz e esperançosa de uma cultura da paz e da justiça.” após esse trecho: ”A Escola Superior Dom Helder Câmara é ligada à Rede Internacional de Educação dos Jesuítas, da Companhia de Jesus – Ordem Religiosa da Igreja Católica, fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540.
Conceito Máximo no MEC
O Magis Inaciano – atitude fundamental de fazer e viver o melhor em tudo e sempre, faz com que o ensino da Dom Helder procure desenvolver o que há de melhor em cada estudante, segundo suas condições acadêmicas e humanas pessoais. E considerando o estudante como protagonista de seu desenvolvimento, busca potencializar a sua capacidade de superar-se, de ultrapassar limites, de vencer dificuldades, de realizar seus sonhos e tornar-se um profissional de excelente competência técnica com valores humanos.
O Corpo Docente da Dom Helder é qualificado com titulação, experiência e atualização permanente em conhecimento, metodologia e técnicas de ensino. A estrutura física e técnica da Dom Helder corresponde aos fatores de um ensino atual e avançado para preparar para o futuro: todas as salas de aula são equipadas com instrumentos didáticos inovadores; biblioteca e laboratórios são atualizados permanentemente.
Por isso, a qualidade da Dom Helder, como instituição de ensino superior e de seus cursos, desde sua origem, é atestada pelas avaliações do MEC com conceito “A” em todos os quesitos avaliados em credenciamento, autorizações e reconhecimentos.