Tribunal Internacional Estudantil

Criado em 2014, pela coordenação do Direito Integral, e tendo como patrono o Juiz da Corte Internacional de Justiça, o Professor Doutor Antônio Augusto Cançado Trindade, o Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e) simula uma Corte Internacional visando à resolução de questões de extrema controvérsia no seio do direito internacional. As equipes contam com composições mistas, contando com dois discentes da Dom Helder Escola Superior, matriculados até o quinto período, e três estudantes de instituições de ensino médio, especialmente convidadas. Os participantes atuam como delegados de algum país, definido por sorteio, devendo atuar com pertinência à posição política do mesmo. O TRI-e tem como objetivo inteirar a comunidade acadêmica de temas de suma relevância, incentivando a pesquisa, estudo e debate, mormente no que toca à crimes contra a humanidade, contra o estado democrático de direito, direitos e garantias de minorias, violações de Direitos Humanos, conflitos entre os povos e agressões ao meio ambiente, dentre outras questões análogas. A simulação conta com sete fases, quais sejam: inscrição; sorteio dos países; pesquisa; saneamento; seleção; câmara; e plenário. Nestas, os participantes têm oportunidade de aprimorar não só seu conhecimento do tema pela profunda pesquisa que lhe é demandada, mas também sua retórica, por meio das fases orais do TRI-e.

Cronograma

Fique atento ao site e as redes sociais da Dom Helder para não perder o cronograma e a data de inscrição do TRI-e

Como participar

Poderão participar dos trabalhos do TRI-e Equipes compostas por estudantes da Dom Helder e estudantes de instituições de Ensino Médio especialmente convidadas. As Equipes que desenvolverão os trabalhos do TRI-e poderão ser compostas por 05 (cinco) integrantes, compreendendo:

  • Dois estudantes do Curso de Direito – Graduação e/ou Integral, da Dom Helder;
  • Três estudantes do Ensino Médio, vinculados a uma mesma Instituição de Ensino, salvo autorização expressa da coordenação, mediante análise fundamentada do pedido.

Todos os integrantes das Equipes deverão estar regularmente matriculados em suas instituições de ensino. Os estudantes do Curso de Direito deverão se encontrar matriculados no 5º (quinto) período ou inferior, no ato da inscrição.

Como se inscrever

Devem se inscrever em equipes de 3 (três) alunos do Ensino Médio e 2 (dois) estudantes da Dom Helder, observando os requisitos previstos no Estatuto, pelo link disponível no site do RI. Para a inscrição deverão ser informados: nome completo, e-mail, CPF, telefone celular. Para os estudantes da Dom Helder é necessário informar, também, o período do curso que está matriculado. Já para os estudantes do Ensino Médio é necessário, ainda informar o Colégio em que está matriculado também. Os alunos receberão um e-mail de confirmação da inscrição no prazo de até 5 (cinco) dias após realizada a inscrição.

Devem se inscrever em equipes de 3 (três) alunos, observando os requisitos previstos no Estatuto, por meio das fichas de inscrição que serão disponibilizadas nos Colégios Parceiros do TRI-e. Para a inscrição o aluno deverá fornecer: nome completo, e-mail, telefone celular, CPF e nome do Colégio que pertencem. Os alunos receberão um e-mail de confirmação da inscrição no prazo de até 15 (cinco) dias após realizada a inscrição.

Devem se inscrever em equipes de 2 (dois) alunos, observando os requisitos previstos no Estatuto, pelo link disponível no site do RI ou portal do aluno. Para a inscrição o aluno deverá fornecer: nome completo, período em que se encontra matriculado no momento, e-mail, telefone celular e CPF. Os alunos receberão um e-mail de confirmação da inscrição no prazo de até 5 (cinco) dias após realizada a inscrição.

A junção da equipe dos alunos do Ensino Médio com a equipe dos alunos da Dom Helder será feita pelo Relações Institucionais por meio de sorteio interno.