O Relações Institucionais da Escola Superior Dom Helder tem por objetivo promover a integração do aluno às atividades extraclasse, a fim de motivar e colaborar para sua participação em simulações e demais eventos.
As simulações jurídicas estimulam a oratória e o conhecimento de diversos novos conteúdos, que vão além do proporcionado em sala de aula. Isso é realizado por meio de simulações internas, destacando-se o Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e), o Torneio Jurídico de Debates Estudantil (TJD-e) e o Tribunal do Júri Simulado (TJS).
O RI também fomenta a participação em simulações externas, com grupos de estudos voltados para importantes eventos. Dentre tais eventos, tem-se a Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz (CAMARB), a Tax Moot Competition Brasil e a Olimpíada do Conhecimento Jurídico da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC).
Dessa forma, o RI busca proporcionar ao corpo discente da Dom Helder experiências ímpares, que muito acrescentam à sua formação acadêmica, em ambientes com vastas e ricas oportunidades.