Começou no dia 10 deste mês, em Belém (PA), a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), um dos principais encontros globais dedicados à agenda ambiental.
Ao longo dos últimos dias, representantes de 170 países e mais de 50 mil participantes discutiram estratégias e firmaram compromissos para conter o aquecimento global e avançar em políticas de desenvolvimento sustentável.
A Dom Helder marcou presença na Blue Zone — área de acesso restrito a delegações oficiais e especialistas credenciados pela ONU — onde ocorreram as negociações da Cúpula de Líderes e as atividades dos pavilhões nacionais.
O Centro Universitário foi representado pelos Professores Romeu Thomé e Lyssandro Norton com o tópico “Sínteses e Impressões”, uma reunião conjunta dos Grupos de Pesquisa “Ambiente, Mineração e Energia nos Tribunais – AMET” e “Instrumentos Econômicos de Desenvolvimento Sustentável”. Os Professores acompanharam as discussões e levaram a Instituição ao centro dos debates sobre Direito Ambiental, governança climática e justiça ecológica.
Ao marcar presença na COP30, a Dom Helder também fortaleceu sua projeção internacional, estabelecendo parcerias, participando de agendas técnicas e contribuindo para decisões que influenciam políticas públicas globais. Além disso, reafirma o papel da Instituição como agente formador de lideranças comprometidas com a defesa socioambiental e o futuro climático do planeta.

Professores Romeu Thomé e Lyssandro Norton