Oficina Reciclagem e Sustentabilidade

A Oficina Reciclagem e Sustentabilidade foi realizada em parceria com os membros da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (COMARRIN) no Colégio Sistema Novo Ensino, localizado no bairro Jardim Verona, também na cidade de Ribeirão das Neves, no dia 11 de novembro de 2025. A oficina ocorreu no período da manhã, reunindo mais de 90 estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 (do 4º ao 9º ano) na quadra da escola. Com a participação do professor Edmilson Ferreira e da analista ambiental Larissa Lauane, ambos do Centro Universitário Dom Helder – CECSA-MG, o encontro tornou possível a conexão entre crianças e adolescentes e cooperadas da COMARRIN.

O objetivo da oficina foi acessibilizar informações sobre reciclagem e sustentabilidade através do trabalho realizado pela COMARRIN, dando espaço para que duas cooperadas (Maria e Selma) contassem sobre o trabalho que realizam, os materiais que utilizam, formas de descarte e de coleta de materiais, dentre outras informações dadas a partir das perguntas dos alunos. A professora de artes Simone Lima, professora do Colégio e que trabalha reciclagem com os alunos, destacou a importância de trabalhar com responsabilidade sobre a reutilização de materiais, destacando o uso de materiais reciclados em eventos realizados na escola e o envolvimento dos alunos na coleta de materiais.

Alguns alunos questionaram as cooperadas sobre como ajudar na coleta de materiais, em que local os materiais podem ser entregues, o que pode ser transformado a partir da reutilização, dentre outras dúvidas que surgiram durante o diálogo. Um dos materiais feitos pela cooperativa é a vassoura de pet, mostrada durante a conversa realizada no colégio. A Cooperativa recebe materiais dos mais diversos, como papelão, plástico, papel, garrafas, vidros, sendo que os cooperados dependem de forma direta do envolvimento da comunidade para seguir funcionando e gerando renda para si e para suas famílias.

A COMARRIN está aberta para o recebimento de materiais e localiza-se na rua Seicidio Jorge Ricardo, número 160, bairro Santa Paula, na cidade Ribeirão das Neves, ao lado da Secretaria de Educação.

 

 

Por: Marcella Giovana F. RIbeiro
Rolar para cima
  • Organização de rotina e cronograma
  • Técnicas de estudo
  • Orientação acadêmica individual

Projetos do Ensino Personalizado

  • Projeto de Estudo
  • Projeto de Vida – Atendimento com os Jesuítas
  • Encontro Acadêmico – Campus III (EcoArte)
  • Cultura – BatucaDom
  • Apoio Psicopedagógico
  • Grupo de Estudos
  • Estudos Orientados
  • Monitoria Acadêmica da Graduação
  • Ouvidoria
  • Adaptação ao ensino superior.
  • Comunicação, inteligência emocional e metacognição.
[curriculo_professor]