Trilhas de Futuro é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais que visa ofertar, gratuitamente, cursos de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu para servidores da Educação do Estado de Minas Gerais. Pela terceira vez, a Dom Helder, agora também Centro Universitário foi credenciada para participar do projeto e oferecerá 4 Temáticas de curso, vinculados ao programa Mestrado e do Doutorado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
Para a oferta dos cursos nas temáticas deste edital foram criadas disciplinas específicas em cada temática para contemplar o conteúdo programático,
CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS NOVAS PARA OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO CREDENCIAMENTO PARA CURSOS 2026
Confira os cursos novos das temáticas do Trilhas
Temática: Gestão Pública e Sociedade
Proporcionar a complementação da formação acadêmica de servidores públicos estaduais que atuam na área de educação básica, por meio de um estudo teórico, prático e de caráter multidisciplinar, combinando os conceitos e práticas educativas ligadas ao desenvolvimento sustentável, para um melhor entendimento da formação docente no contexto contemporâneo de conscientização pública corresponsável.
O curso objetiva também fomentar o pensamento crítico e criativo, com o incremento da consciência de seus participantes, além de auxiliar o profissional que se depara com questões envolvendo a sociedade, análise de riscos de contratos e convênios na esfera pública bem como desenvolvimento sustentável das finanças públicas, além oferecer oportunidade de atualização e de aprofundamento dos conhecimentos necessários ao desempenho especializado na área de atuação dentro da carreira do magistério.
Temática: Gestão e Avaliação da Educação Pública (e Áreas Inter e Multidisciplinares)
Proporcionar a complementação da formação acadêmica de servidores públicos estaduais que atuam na área de educação básica, por meio de um estudo teórico, prático e de caráter multidisciplinar, combinando os conceitos de gestão e avaliação da Educação Pública Ambiental e desenvolvimento sustentável, para um melhor entendimento da educação em âmbito nacional e internacional. O curso objetiva também fomentar a avaliação crítica e criativa do processo educativo, com o incremento da consciência de seus participantes, além de fomentar a apresentação de resultados propositivos para a solução das principais fragilidades (Identificar as principais dificuldades de aprendizagem; avaliar a efetividade de um programa educacional implementado; Identificar fatores que influenciam o abandono escolar; Analisar o desempenho de determinado grupo de alunos em uma disciplina específica…);
Discutir a importância da participação da comunidade e das parcerias na avaliação democrática da escola. Refletir sobre o planejamento estratégico e tático no âmbito educacional, a partir da elaboração de modelos, instrumentos, medidas e indicadores a serem utilizados para o aperfeiçoamento da avaliação e da gestão da educação pública. Objetiva, por fim, formar docentes capacitados para análise das normas regulamentam a gestão e a avaliação da educação pública no País, aptos a refletir sobre as diretrizes e o paradigma constitucional e oferecer oportunidade de atualização e de aprofundamento dos conhecimentos necessários ao desempenho especializado na área de atuação nas carreiras do magistério e/ou administrativas da educação. Outra consequência dessa formação é a capacitação de professores e gestores que utilizarão de práticas educacionais e de gerência em todos os níveis do ensino público promovendo educação dinâmica, atualizada, preparada para os desafios a serem enfrentados pela sociedade civil.
Temática: Docência – Formação, Trabalho e Práticas Educativas (e Áreas Inter e Multidisciplinares)
Proporcionar a complementação da formação acadêmica de servidores públicos estaduais que atuam na área de educação básica, por meio de um estudo teórico, prático e de caráter multidisciplinar, combinando os conceitos de educação, práticas educativas ligadas ao desenvolvimento sustentável, para um melhor entendimento da formação docente no contexto contemporâneo de conscientização pública dos processos educativos. O curso objetiva também fomentar o pensamento crítico e criativo, com o incremento da consciência das normas relativas na política Nacional e Internacional do ensino, além de auxiliar o profissional que se depara com questões envolvendo a prática cotidiana das práticas educacionais, além de fomentar a elaboração de processos educativos direcionados construção da identidade do professor e oferecer oportunidade de atualização e de aprofundamento dos conhecimentos necessários ao desempenho especializado na área de atuação dentro da carreira do magistério.
Temática: Gestão da Inovação
O curso objetiva fomentar o pensamento crítico e criativo, com o incremento da consciência e reflexão do servidores sobre a inovação – Design Thinking, além de auxiliar o profissional que se depara com questões envolvendo a prática cotidiana das práticas dos modelos denegócios transformadores e a legislação aplicada à gestão da inovação, além de estudar as normas relativas a gestão da inovação e empreendedorismo e analisar o funcionamento da gestão da inovação e a estratégia empresarial e negociação, da gestão de incidadores e gestão mercadológica nas redes sociais e o marketing da inovação, formando educadores e gestores que conheçam a os modelos da gestão inovadora e a inovação aplicada a gestão publica.