Trilhas de Futuro é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais que visa ofertar, gratuitamente, cursos de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu para servidores da Educação do Estado de Minas Gerais. Pela segunda vez, a Dom Helder foi credenciada para participar do projeto e oferecerá 14 cursos de aperfeiçoamento com qualidade máxima, além do Mestrado e do Doutorado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. As inscrições devem ser feitas pelo site: https://trilhaseducadores.mg.gov.br/
Confira os cursos de aperfeiçoamento que serão ofertados pela Dom Helder, na modalidade Ensino a Distância (EaD):
1 – AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
O curso de APERFEIÇOAMENTO EM AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS visa capacitar os profissionais da educação para melhorar as práticas de avaliação das aprendizagens a partir de um olhar voltado para a realidade dos estudantes e ao tratamento das diversidades e desigualdades em sala de aula, de modo a garantir o direito de todos os estudantes.
2 – CURRÍCULO E METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O curso de APERFEIÇOAMENTO EM CURRÍCULO E METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS visa oportunizar formação continuada para profissionais da educação básica, para capacitá-los a atuar nas diversas áreas das questões ambientais, para lecionarem, de modo teórico-prático, em questões que envolvem as temáticas de meio ambiente e da sustentabilidade, com foco especial para aplicação da metodologia proposta na Pedagogia da Alternância, pela necessidades do perfil dos alunos no interior do Estado de Minas Gerais.
3 – DIREITO ADMINISTRATIVO NO SETOR PÚBLICO
O curso de APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO ADMINISTRATIVO visa a proporcionar aos participantes, profissionais da educação básica e da rede estadual, os conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos para o exercício de suas funções, bem como lhes assegurar o crescimento profissional.
4 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
O curso de APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE visa dar continuidade à formação continuada para profissionais da educação do Estado de Minas Gerais e capacitá-los a atuar nas diversas áreas das questões relacionadas ao meio ambiente e a educação ambiental, utilizando novas metodologias de aprendizado dos temas que envolvem o meio ambiente e ecologia integral, no contexto da Educação Ambiental nas escolas mineiras.
5 – EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
O curso de APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS visa oportunizar formação continuada para profissionais da educação do Estado de Minas Gerais, para capacitá-los a atuar nas diversas áreas das questões relacionadas aos Direitos Humanos, para lecionarem, de modo teórico-prático, em questões que envolvem as temáticas em Direitos Humanos.
6 – EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E EMPREENDEDORISMO SOCIAL
O curso de APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E EMPREENDEDORISMO SOCIAL visa dar sequência à formação continuada para profissionais da educação do Estado de Minas Gerais e capacitá-los a atuar nas diversas áreas das questões relacionadas à educação empreendedora, demandas da sociedade, escola cidadã, utilizando novas metodologias de aprendizado dos temas que envolvem a educação empreendedora e o empreendedorismo social, no contexto das escolas e do mercado mineiro.
7 – EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: AÇÕES PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS
O curso de EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: AÇÕES PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS visa oportunizar formação continuada para profissionais da educação básica, para capacitá-los a atuar nas diversas áreas das questões ambientais, sociais, antropológicas e históricas para lecionarem, de modo teórico-prático, em questões que envolvem as temáticas de meio ambiente e da sustentabilidade, com foco especial para aplicação da metodologia proposta na Pedagogia da Alternância, pela necessidades do perfil dos alunos no interior do Estado de Minas Gerais.
8 – EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS
O curso de EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS visa oportunizar formação continuada para profissionais da educação do Estado de Minas Gerais, para capacitá-los a atuar nas diversas áreas das questões relacionadas ao contexto da cultura afrodescendente, para lecionarem, de modo teórico-prático, em questões que envolvem a temática Quilombola.
9 – EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS
O curso de APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS visa oportunizar formação continuada para profissionais da educação do Estado de Minas Gerais, para capacitá-los a atuar nas diversas áreas das questões relacionadas aos Direitos Humanos, para lecionarem, de modo teórico-prático, em questões que envolvem as temáticas em Direitos Humanos.
10 – ENSINO HÍBRIDO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O curso de APERFEIÇOAMENTO EM ENSINO HÍBRIDO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS visa capacitar os profissionais da educação para a utilização das tecnologias educacionais e das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem.
11 – PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: AÇÕES PEDAGÓGICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O curso de PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: AÇÕES PEDAGÓGICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL visa oportunizar formação continuada para profissionais da educação básica, para capacitá-los a atuar nas diversas áreas das questões ambientais, para lecionarem, de modo teórico-prático, em questões que envolvem as temáticas de meio ambiente e da sustentabilidade, com foco especial para aplicação da metodologia proposta na Pedagogia da Alternância, pela necessidades do perfil dos alunos no interior do Estado de Minas Gerais.
12 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO RELIGIOSO
O curso de PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO RELIGIOSO visa oportunizar formação continuada para profissionais da educação do Estado de Minas Gerais, para capacitá-los a atuar nas diversas áreas das questões relacionadas aos aspectos religiosos, para lecionarem, de modo teórico-prático.
13 – PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA
O curso de APERFEIÇOAMENTO PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA objetiva ensinar professores e funcionários das escolas a identificar e prevenir a violência, bem como desenvolver habilidades para lidar com situações de conflito de forma não violenta.
14 – PROJETOS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
O curso de PROJETOS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO visa capacitar os profissionais da educação para fomentar a aplicação de projetos e inovações na educação, com ações pedagógicas, de forma a possibilitar o maior interesse e participação do estudante no currículo, por meio da utilização de recursos de mídias e tecnologias.