INSTALAÇÕES FÍSICAS
A Dom Helder possui uma das melhores estruturas físicas do País, fruto de seu auto investimento. As duas salas do PPG são destinadas exclusivamente ao PPG. Vale observar que NÃO SÃO NECESSÁRIAS MAIS DE DUAS SALAS DE AULAS PARA O PROGRAMA, considerando que SÃO OFERECIDAS, NO MÁXIMO, DUAS DISCIPLINAS EM DIAS E TURNOS IDÊNTICOS, como é possível constatar na estrutura do curso.
Os laboratórios da ESDHC e do PPG são amplos, confortáveis e adequados às necessidades dos discentes. (Infraestrutura da sede da Dom Helder: https://youtu.be/ln_nQ_nRjEU ).
Há CINCO SALAS INDIVIDUAIS DESTACADAS, UMA PARA CADA TRÊS DOCENTES do PPG, equipadas com computadores, internet e impressora, nas quais podem desenvolver suas pesquisas, realizar orientações e reuniões em grupo. Há uma sala para a Coordenação do curso e outra para a Secretaria do PPG, todas elas equipadas com computadores, internet e impressora.
O corpo discente dispõe de cinco salas de estudos, equipadas com computadores de última geração. O PPG possui, portanto, infraestrutura adequada, condizente com a demanda do curso.
BIBLIOTECA
A biblioteca da Dom Helder oferece um acervo especializado, atualizado e alinhado às áreas de concentração do PPG, garantindo o acesso a recursos de qualidade, tanto físicos quanto digitais. Com parcerias estratégicas, como o convênio com a OAB e a assinatura de bases de dados internacionais, a biblioteca atende plenamente às exigências de pesquisa e formação acadêmica da CAPES, promovendo um ambiente de suporte integral ao ensino e à pesquisa.
O acervo, focado em nas áreas ambientais, desenvolvimento sustentável e correlatas, oferece recursos atualizados e multidisciplinares, incluindo obras clássicas, publicações recentes, trabalhos acadêmicos, bibliografia atualizada e periódicos. Todo o acervo está catalogado em um sistema informatizado que permite buscas rápidas, reserva de materiais e renovação digital.
A estrutura conta com espaços para estudos individuais e em grupo, com salas de estudo climatizadas, acesso wi-fi e suporte tecnológico, como computadores, tablets, notebooks, datashow, smartboard, máquina de scanner e laboratório de informática. A biblioteca também possui uma área dedicada ao acervo de mestrado e doutorado, além de espaços para reuniões de grupos de iniciação científica e pesquisa. Notebooks e fones de ouvido estão disponíveis para empréstimo, ampliando as possibilidades de estudo e pesquisa. Além disso, a biblioteca disponibiliza e atualiza o Dom da Produção Acadêmica, manual de metodologia e normalização dos trabalhos acadêmicos da instituição.
A Dom Helder mantém assinaturas em duas bases de dados especializadas para apoiar as atividades acadêmicas e de pesquisa. A PRIMEIRA É A VLEX, uma biblioteca digital jurídica que oferece acesso a uma ampla gama de materiais e é completa nas áreas de Direito Ambiental, Direito Agrário e
Sustentabilidade, incluindo doutrinas, jurisprudências, legislações, periódicos e trabalhos acadêmicos nacionais e internacionais. A Dom Helder foi reconhecida pela vLex na categoria “Top Users Acadêmico” por ser uma das instituições que mais acessaram a plataforma em 2023. De 2021 a 2024 foram realizadas 35056 pesquisas e 25773 downloads de documentos. A SEGUNDA BASE É A PROQUEST, que abrange áreas como Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Sustentabilidade e Tecnologias, oferecendo acesso a periódicos, trabalhos acadêmicos e outros materiais essenciais.
A Biblioteca ocupa uma área de 650 m², climatizada, sendo 500 m² dedicados ao acervo. O espaço físico comporta até 350 usuários simultaneamente e oferece salas de estudo individuais e em grupo, com cabines climatizadas, wi-fi e suporte tecnológico, incluindo computadores, tablets, notebooks, datashow, smartboard, máquina de scanner e laboratório de informática. Além disso, a Biblioteca disponibiliza notebooks e fones de ouvido para empréstimo.
POLÍTICA PARA AQUISIÇÃO DE OBRAS
A política de aquisição de livros na Dom Helder, conforme o documento de política de seleção e aquisição de materiais de informação (anexo – Política Seleção), é executada por uma comissão composta pelo bibliotecário, coordenadores dos cursos, professores titulares de cada disciplina (organizados por área de conhecimento), além dos Pró-reitores de pesquisa, de pós-graduação e de ensino. Esse modelo colaborativo assegura que o acervo esteja alinhado com as necessidades acadêmicas e de pesquisa dos PPGs, priorizando a relevância e a atualização dos materiais.
O plano de aquisição tem como objetivo obter 10 exemplares por título para compor a bibliografia básica de cada disciplina, além de 2 exemplares por título para a bibliografia complementar. Os critérios de seleção e aquisição seguem as melhores práticas da Biblioteconomia, focando em relevância acadêmica, atualidade, qualidade das publicações, reconhecimento dos autores e adequação aos requisitos curriculares e de pesquisa das disciplinas. A comissão avalia as sugestões dos professores e realiza revisões periódicas do acervo para identificar lacunas e atender a novas demandas de conhecimento.
EQUIPAMENTOS E ESTRUTURAS DE ACESSIBILIDADE
Na Dom Helder, as pessoas com necessidades educacionais especiais têm atendimento prioritário, imediato, diferenciado e são asseguradas as condições necessárias de acesso, de mobilidade, de utilização de equipamentos e instalações, oportunizando autonomia e segurança nos espaços de uso coletivo, bem como o acesso aos meios de comunicação e informação..
O setor de Apoio Psicopedagógico é uma das áreas de atuação do Núcleo de Apoio ao Ensino Personalizado (NEP), o qual garante de forma efetiva o direito de cada estudante com deficiência, tanto no processo de seleção quanto durante a sua vida acadêmica a independência, autonomia e a igualdade de acesso.
O NEP conta com uma equipe dedicada de cinco profissionais, composta por: 3 (três) profissionais exclusivos para o atendimento personalizado, sendo: 1 (uma) supervisora pedagógica, especializada em Língua Portuguesa e Literatura Estrangeira; 1 (uma) psicóloga e professora com experiência em processos educativos;1 (um) psicólogo, professor e coordenador do setor, mestre com estudos nas áreas de Direito, Educação e Psicanálise, e prática em saúde mental; 1 (uma) profissional graduada em Tecnologias Assistivas, com ampla experiência no atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais, incluindo deficiências visuais, auditivas e transtornos de aprendizagem (TDA, TDAH, TEA, TAG, entre outros); 1 (um) assistente administrativo.
Além disso, a equipe do NEP é complementada por 2 (duas) jovens aprendizes e 1 (uma) estagiária de Psicologia. Essa equipe multidisciplinar – composta por professores, psicólogos, educadores e colaboradores – está capacitada para atender todas as necessidades educacionais especiais dos estudantes.
Entre suas competências técnicas, destaca-se a habilidade de converter textos em áudio, por meio de sistemas especializados adquiridos pela instituição, viabilizando o acesso a livros e demais produções bibliográficas.
O trabalho realizado pelo setor de Apoio tem como prioridade atender as pessoas com deficiência, bem como, garantir de forma direta o direito e igualdade acima de tudo, com uma visão ampla, culminado a inserção disposta na Lei nº 13.146 de 2015, proporcionando um atendimento personalizado que, por meio de formulário, o estudante informe os recursos específicos para que possa participar de maneira autônoma, inclusiva das atividades propostas, de tal forma que sua deficiência não seja uma barreira ao seu aprendizado e inserção social.
Para assegurarmos o pleno acesso, permanência e participação do estudante a todas as ações da vida acadêmica, no Ensino, na Pesquisa, Extensão e Pós-graduação desenvolvemos um Programa de Acessibilidade: arquitetônica; atitudinal; pedagógica; nas comunicações; digital.
Acessibilidade arquitetônica – Contamos com espaço físico adequado, sala própria para a realização das avaliações, mobiliário preparado, sala de provas sem distratores, elevadores adequadamente configurados para alunos em cadeiras de roda ou com mobilidade reduzida, visor com altura acessível para cadeirante, elevadores com botões onde há também a descrição do andar em Braille, elevadores com áudio, piso tátil, rampas, banheiros adaptados, que são regulamentados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O auditório da IES, onde são realizadas inúmeras atividades do Programa de Pós-Graduação, está localizado no mesmo nível do hall de entrada da Dom Helder, em terreno plano e facilidade de estacionamento, o que favorece a utilização e participação de discentes e/ou docentes com necessidades educacionais especias.
Acessibilidade atitudinal – O acolhimento ao ingressante com necessidades educacionais especiais possibilita apontar caminhos para a superação das barreiras estruturais, operacionais, psicoafetivas e atitudinais diante dos obstáculos. Temos o pessoal da recepção preparado e orientado para receber o candidato (deficiente visual, cego, baixa visão, cadeirante, TDAH, autista (TEA), tanto na entrada como na saída da Dom Helder Câmara. Realizamos um levantamento, por meio do sistema RM, de dados dos candidatos matriculados e identificados com necessidades educacionais especiais em vista de um melhor atendimento. Contamos com a presença de colaboradores do Apoio com experiência no atendimento aos estudantes deficientes, lembrando ainda que o estudante preenche uma ficha, formulário com todas as informações necessárias para que possa ser oferecido de forma afetiva o atendimento a especificidade de cada um. Contamos também com uma Psicóloga com vasta experiência no atendimento aos estudantes com NEE.
Acessibilidade pedagógica – Mapeamento e acompanhamento dos estudantes com deficiência: quem são, quantos são, quais características (tipos de deficiência, tipos de suporte pedagógico, atendimento às solicitações dos laudos médicos em vista de providências para a efetiva inclusão), planejamento arquitetônico e pedagógico que garante o acesso, o ingresso, a permanência com acompanhantes – cão- guia ou cuidador(a), em todos os ambientes de uso coletivo, garantia de pleno acesso, participação e aprendizagem por meio de disponibilização de materiais didáticos acessíveis, de equipamentos de tecnologia assistiva e de serviços de guia – intérprete e de tradutores e intérprete de Libras, produção de conteúdo acessível tomando como fonte a bibliografia de cada disciplina, arquivos postados pelos docentes no portal, acesso em arquivos de formato acessível, adaptação das avaliações em formato acessível para a especificidade de cada estudante, avaliações impressas em papel reciclado para estudantes que utilizam óculos especiais e lentes, presença do colaborador do Apoio durante as avaliações.
Acessibilidade nas comunicações – Sala reservada e preparada para realização das avaliações, programa NVDA (leitor de ecrã) em funcionamento, Tecnologias Assistivas em pleno funcionamento (auxílios para vida
diária e prática; comunicação alternativa; recursos de acessibilidade ao computador; projetos arquitetônicos para acessibilidade), computadores configurados para o uso de candidatos cegos(as), software configurado com áudio e vídeo devidamente funcional, fones de ouvido, software e editor de textos atualizados.
Acessibilidade digital – Na Graduação e Pós-graduação, para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão, são utilizados equipamentos que permitem o acompanhamento em Seminários Temáticos para os estudantes, com áudio descrição tanto do ambiente como das informações e slides que são disponibilizados durante os eventos, acessibilidade digital e acompanhamento das disciplinas e atividades acadêmicas, aplicação das avaliações com computadores preparados com programa de voz, fontes limpas sem cerifa (pequenos traços), fones de ouvido, cavalete especial e adaptado, softwares com acessibilidade.
A Escola oferece condições de ensino-aprendizagem por meio de tecnologia assistiva e/ou ajudas técnicas às pessoas com necessidades educacionais especiais.
Os estudantes com deficiência física possuem livre acesso aos espaços de uso coletivo, sem a presença de barreiras arquitetônicas que dificultem a sua circulação; há reservas de vagas no estacionamento devidamente sinalizadas, há elevadores amplos e acessíveis aos que usam cadeiras de rodas; salas de aula com mesa adaptada para cadeirante; os banheiros possuem barras de apoio em suas paredes e as portas têm espaço necessário para o acesso e circulação.
Os alunos com deficiência visual total e baixa visão contam com:
- Sinalização de andares e elevadores utilizando o sistema Braille;
- Sinalização das escadas: fitas antiderrapantes;
- Espaços preferenciais em auditórios;
- Profissional transcritor de Braille;
- Softwares leitores de tela: JAWS, NVDA, DOSVOX, VIRTUAL VISION;
- Ampliações da fonte das letras, para avaliações, exercícios e outras atividades acadêmicas;
- Tempo adicional;
- Sala adequada para realização das avaliações com as devidas tecnologias;
- Exibição de filmes com audiodescrição.
Aos alunos com deficiência auditiva temos a disponibilidade de ofertar:
- Intérprete de LIBRAS; Língua Brasileira de Sinais para atuar em sala de aula e demais atividades acadêmicas;
- Correção diferenciada (conforme previsto em lei) das atividades, considerando a LIBRAS como primeira língua;
- Exibição de filmes legendados;
- Funcionários e administrativos – capacitados para a comunicação em LIBRAS;
- Disponibilizar avaliações escritas ou em vídeo;
- Orientar os docentes que falem de forma bem articulada, facilitando a leitura labial;
- Posicionar-se em local bem iluminado e não permanecer contra a luz.
É ofertado semestralmente pela Dom Helder um curso de Libras, com publicação de edital.
A Sala de Apoio conta com funcionários capacitados para o atendimento educacional especializado, oferecendo espaço arquitetônico acessível, maquinário com softwares de leitores de tela – JAWS, NVDA, DOSVOX, VIRTUAL VISION – fones de ouvido com microfone estéreo digital, para permitir a audição dos arquivos lidos por sintetizadores de voz ou de livros falados e um scanner de mesa (para produção de material acessível).
O aluno atendido pelo Apoio conta também com duas salas especializadas:
uma sala de estudos localizada no quarto andar do prédio I, onde há seis computadores com toda a tecnologia assistiva e o apoio das funcionárias que prestam o Atendimento Educacional Especializado;
uma sala de Aplicações de atividades avaliativas (tais como o processo seletivo para o Programa de Pós) localizada no segundo andar do prédio I, com 10 computadores com toda a tecnologia assistiva.
Os principais resultados alcançados com esse atendimento educacional especializado são:
- Inclusão no ambiente acadêmico com o êxito almejado;
- Melhoria no acesso a todo o material de estudo e às informações da instituição;
- Melhoria no desempenho acadêmico;
- Melhoria no relacionamento com os colegas, professores, funcionários;
- Melhoria na resolução dos conflitos, na autoestima, na construção de novas perspectivas pessoais, grupais, familiares, profissionais;
- Fortalecimento da construção do aluno como sujeito de direitos e deveres;
- Melhoria na inserção no mercado de trabalho.
ESTRUTURA TECNOLÓGICA
A Dom Helder possui uma das melhores estruturas físicas do País, que é fruto de investimento contínuo e progressivo. As salas do PPG são destinadas exclusivamente ao PPG, climatizadas e com recursos informatizados de última geração, com televisores/monitores de 85 polegadas, sistemas de sonorização incluindo amplificadores de áudio e microfones, computadores de alto desempenho para os professores, tela interativa e sinal de wi-fi 6 de última geração, que proporciona aos alunos uma conexão mais rápida e confiável.
Os laboratórios da ESDHC e do PPG são amplos, confortáveis e adequados às necessidades dos discentes. Atualmente, contamos com um total de 334 computadores distribuídos em 9 laboratórios.
Todos os computadores possuem Microsoft Office completo e atualizado. A biblioteca disponibiliza óculos de realidade virtual, fones de ouvido e microfones para experiências de alta performance no aprendizado. O corpo discente dispõe de cinco salas de estudos, equipadas com computadores, sendo que delas possuem telas interativas, projetor com tecnologia 3D e imagem de alta definição.
Também disponibilizamos um estúdio de gravação, oferecendo aos professores um espaço totalmente equipado para a produção de aulas. O estúdio conta com duas telas NanoCell de 86 polegadas, mesa de áudio profissional de 12 canais, controlador de câmeras, display interativo, duas câmeras NEOiD PTZ com zoom óptico de 20x, iluminação profissional e um computador com 5 placas de captura, permitindo o uso de até 13 câmeras simultaneamente.
Há salas destacadas para os professores, coordenação do curso e secretaria, todas elas equipadas com computadores, internet e impressora, nas quais podem desenvolver suas atividades, pesquisas e orientações.
RECURSOS HUMANOS
A Dom Helder conta com uma equipe técnica especializada para suporte ao PPG, assegurando um atendimento de alta qualidade.
Há colaboradores em diversas áreas, desde a Reitoria, Vice-Reitoria e Pró-Reitorias (administrativa, graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e internacionalização) até a Coordenação do PPG, além de setores operacionais e de suporte. Cada departamento, incluindo Gerências, Recepção, Secretarias, Setor Financeiro, Recursos Humanos, Biblioteca, Setor Operacional e auditório é composto por profissionais preparados para atender às demandas do PPG. Destacamos o Pró-Reitor de Pós- graduação, que administra
e aprova as questões relacionadas ao PPG, o Coordenador de Pós-graduação, responsável pelo planejamento administrativo e acadêmico do PPG, um bibliotecário e sua equipe administrativa, preparados para oferecer um atendimento diferenciado a docentes e discentes. A secretaria do PPG conta com uma secretária, com regime de trabalho de 40 h/semanais, além de um jovem aprendiz. O Pró-Reitor de Pesquisa administra a atuação dos GP. O Pró-Reitor de Internacionalização é responsável pelo gerenciamento das ações direcionadas à internacionalização. O Pró-Reitor de Extensão é responsável por gerenciar as ações da articulação entre as atividades de ensino e pesquisa com as atividades oferecidas pela Dom Helder à sociedade em que está inserida.