Na noite desta quarta-feira (05), a Escola Superior Dom Helder Câmara realizou a cerimônia de colação de grau da turma da manhã do curso de Direito, marcando um momento de grande emoção e celebração para os novos bacharéis. O evento, realizado no auditório da Instituição, reuniu amigos e familiares que prestigiaram a conquista dos formandos.
A solenidade contou com a presença do Vice-Reitor da Dom Helder, Professor Franclim Brito; da Pró-Reitora de Administração, Anacélia Santos Rocha; do Pró-Reitor de Pesquisa, Caio Lara; do Pró-Reitor de Extensão, Professor José Antônio Sousa Neto; e da Coordenadora do Curso de Direito, Professora Ana Virgínia Gabrich.
Foram homenageados o Paraninfo da turma, Professor Pedro Eliezer Maia; o Patrono, Marcelo Santoro; e os professores Bruno Fabrício da Costa, Pedro Alexandre Moreira e Thiago Loures Machado, a Professora convidada de Honra, Helen de Almeida, além do funcionário Adenio Lauton Lorentz, reconhecido por sua dedicação à Instituição.
Discursos e homenagens emocionantes
A oradora da turma, Rafaela Cristina Fernandes, destacou a realização de um sonho e o início de uma nova jornada:
“Estamos entre o fim de uma jornada acadêmica e o início de uma trajetória profissional que, sem dúvida, será brilhante. Há cinco anos, ou exatos 1.826 dias, este momento parecia tão distante. Mas hoje, aquilo que um dia foi apenas uma idealização torna-se realidade”, afirmou.
Em seguida, o Paraninfo da turma, Professor Pedro Eliezer Maia, proferiu suas palavras: “Agradeço a todos pelo respeito e consideração; consigo imaginar o orgulho imenso da família de vocês, pois hoje é um dia de celebração. Tenho quatro conselho à vocês: nunca parem de aprender; exerçam a advocacia com ética e responsabilidade; busquem realizar todas as atividades com bastante esmero e responsabilidade; e por último, mas não menos importante, não se esqueçam do valor da empatia, pois vocês irão lidar com pessoas. Desejo muito sucesso à todos. Parabéns!” declarou, comovido.
Na homenagem aos pais, a bacharela Isabela Fabrícia Senen ressaltou o papel fundamental da família na trajetória acadêmica dos formandos:
“Desde o primeiro instante de nossas vidas, vocês estiveram lá, nos carregando nos braços e, mais do que isso, nos sustentando com o amor incondicional que só vocês poderiam oferecer. Vocês se tornaram nossos maiores incentivadores, nossos primeiros sonhadores e os alicerces que nos permitiram chegar até aqui, à realização de um marco tão especial: a nossa formatura”, declarou.
Já na mensagem aos ausentes, as bacharelas Taynara de Paula Rodrigues e Marina Lage emocionaram a todos ao relembrar aqueles que, de alguma forma, fizeram parte dessa caminhada:
“Enquanto vestimos este traje de formatura e ouvimos os aplausos, é impossível não sentir a ausência de quem, em algum momento, esteve ao nosso lado e ajudou a construir nossa história. Alguns tiveram mais tempo conosco, outros foram estrelas que passaram rápido, mas iluminaram intensamente nossas vidas. Cada um, à sua maneira, deixou marcas que jamais serão apagadas”.
Juramento e celebração
A cerimônia seguiu com a leitura do Juramento da profissão, realizada pela formanda Letícia Durães, marcando o compromisso dos novos bacharéis com a ética e a justiça. Logo após a Outorga, realizada pelo Vice-Reitor Franclim Brito, os formandos receberam das mãos do Patrono Marcelo Santoro o canudo simbólico, simbolizando a conclusão dessa importante etapa acadêmica.
Encerrada a solenidade, os formandos foram recepcionados no hall de entrada da Dom Helder, onde celebraram o momento com amigos e familiares.
Para a formanda Ana Clara, o momento foi de grande emoção: “Minha mãe já não está mais presente, mas tenho certeza que lá de cima está olhando por mim; consegui, mãe!”, disse, emocionada.
A Dom Helder parabeniza a todos os formandos, desejando sucesso na nova fase profissional e reafirmando seu compromisso com a excelência na formação de juristas capacitados e comprometidos com a sociedade.















