Dom Helder e UFMG promovem debate sobre direitos indígenas

Na noite desta segunda-feira (26), o Centro Universitário Dom Helder realizou o Seminário “Marco Temporal e Conflito Judiciário: entre precedentes judiciais e políticas indigenistas”, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento, que contou com a participação de mais de 60 estudantes da Instituição, ocorreu das 18h30 às 21h30 e foi resultado de dois meses de estudos e preparações.

A mesa diretiva foi composta pelo Vice-Reitor da Dom Helder, Professor Franclim Brito; Doutor Hélder Magno da Silva, Procurador da República; Doutora Lethicia Reis de Guimarães (CIMI), assessora jurídica do Conselho Indigenista Missionário, da Regional Leste; Doutor Celso Gabriel Rezende,  Defensor Público Federal; Adelar Cupsinski, advogado dos Indígenas (STF/ FIAN); e, remotamente, o Doutor Fhilip Seufert, oficial de políticas internacionais da FIAN.

Em seguida, formou-se uma segunda mesa com a Professora Mariza Rios, Professora do Centro Universitário Dom Helder, presidente da mesa e moderadora; Professor Fernando Jayme, graduado em Direito pela UFMG; Professor André Prado de Vasconcelos, Professor do Centro Universitário; Professora Francine Figueiredo Nogueira, da Dom Helder; a discente Isabelle Lopes, do Centro Universitário Dom Helder; a discente Gisele Rondas, também do Centro Universitário Dom Helder; e Anaine Anikaulo Taukane, discente da UFMG e presidenta do Coletivo de Estudantes Indígenas da UFMG.

Durante o seminário, os participantes discutiram temas como os direitos territoriais indígenas na Constituição Federal e nos tribunais, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o marco temporal, os impactos jurídicos e sociais nas políticas públicas e as perspectivas das comunidades indígenas sobre o debate nas esferas legislativas, executivas e judiciais.

O evento foi aberto à comunidade acadêmica mediante inscrição prévia e proporcionou três horas de atividades formativas.

Professor e Doutor convidado, durante o evento
Vice-Reitor da Dom Helder, Professor Franclim Brito, com Professor convidado
Primeira mesa diretora
Professores e debatedores

Adelar Cupsinski, advogado dos Indígenas (STF/ FIAN)

Público encheu o auditório da Dom Helder
Alunos durante apresentação de projetos
Alunos durante apresentação de projetos
Alunos durante apresentação de projetos
Alunos durante apresentação de projetos
Professoras durante apresentação
Alunos durante apresentação de projetos
Alunos durante apresentação de projetos
Alunos durante apresentação de projetos
Aluna indigenista da UFMG, durante discurso
Aluna indigenista durante discurso
Professores e alunos após apresentações
Alunas após apresentações
Alunas que apresentaram o evento
Por: Larissa Troian
Rolar para cima
[curriculo_professor]