Dom Helder promove mais uma recepção aos calouros

Na manhã e na noite desta terça-feira (18), o auditório da Dom Helder foi palco de mais uma recepção aos calouros do turno da manhã e da noite. Visivelmente animados, os novos estudantes adentraram a Instituição, ainda tímidos, para iniciar a melhor trajetória de suas vidas.

Em seu discurso, o Reitor, Professor Paulo Umberto Stumpf, deu as boas-vindas aos estudantes e expressou sua satisfação em recebê-los, desejando-lhes “o máximo de desenvolvimento acadêmico”. Ele ressaltou que a Dom Helder é uma Instituição Comunitária e destacou sua conexão com a Rede Internacional de Educação dos Jesuítas, mencionando a importância de Santo Inácio de Loyola na fundação da Companhia de Jesus e a primeira Escola Comunitária do Brasil, a PUC-Rio, inaugurada em 1947.

Um dos pontos altos do pronunciamento foi a transformação da Dom Helder em Centro Universitário, impulsionada pela aquisição do Izabela Hendrix. Com isso, a instituição ampliará sua oferta acadêmica, passando a incluir cursos como Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, fortalecendo ainda mais sua atuação no ensino superior. O Reitor destacou que a Rede Jesuíta de Educação proporciona aos alunos diversas oportunidades, como eventos, intercâmbios culturais e acesso a um ambiente acadêmico globalizado.

Ética e compromisso acadêmico

Dando continuidade ao evento, a Pró-Reitora Administrativa, Anacélia Santos Rocha, apresentou o Protocolo de Ética, que estabelece normas de conduta para os estudantes do Centro Universitário Dom Helder. Entre as diretrizes, destacou-se a importância do relacionamento respeitoso entre colegas, professores e equipe técnica-administrativa, além da necessidade de postura ética, assiduidade, pontualidade e respeito à diversidade de opiniões.

Pedagogia Inaciana e metodologia de ensino

O Vice-Reitor e Pró-Reitor de Graduação, Professor Franclim Brito, abordou os princípios da Pedagogia Inaciana, que busca promover o máximo desenvolvimento humano e profissional. Segundo ele, os pilares fundamentais para o sucesso acadêmico são conhecimento, competência, atitude e habilidades.

Entre os princípios citados, destacam-se: Personalização e Flexibilidade – Adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos; Educação na e para a Liberdade – Incentivar o pensamento crítico e a autonomia; Protagonismo Discente – Estimular a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem.

O professor também explicou os critérios de avaliação, reforçando a necessidade de atingir 50 pontos dos 100 possíveis na Certificação de Proficiência para avançar no curso. Ele detalhou ainda as estratégias pedagógicas da instituição, como aulas expositivas, revisão preparatória, exercícios acadêmicos, preâmbulo e colóquio final.

Para auxiliar os calouros, o Vice-Reitor compartilhou algumas dicas de sucesso acadêmico, incluindo preparação prévia para as aulas, anotações organizadas, participação ativa em atividades extraclasse e realização de exercícios acadêmicos.

Por fim, a funcionária da Instituição Jéssica Brandão , responsável pela Tecnologia da Informação da Instituição, ensinou as alunos como explorar o site e entrar em seus logins.

Boas-vindas

Caros futuros bacharéis e bacharelas, enfim, o grande dia chegou! Vocês agora fazem parte da Escola Superior Dom Helder Câmara, uma Instituição que une excelência, inovação e compromisso com a justiça e a sociedade.

Aqui, cada aula será uma porta para o conhecimento, cada desafio será uma oportunidade de crescimento e cada nova amizade será um laço para a vida toda.

Vocês estão prestes a embarcar em uma jornada incrível no Direito, nas Engenharias, e na Ciência da Computação. Sejam curiosos, questionem, aprendam e, acima de tudo, vivam essa experiência com intensidade e propósito.

A Dom Helder separou algumas dicas para o sucesso. São elas: mantenham-se firmes nos estudos e não tenham medo de errar; participem dos eventos, grupos de pesquisa e projetos de extensão; conectem-se com colegas e professores – a rede que vocês constroem aqui será fundamental para o futuro; e nunca se esqueçam: o conhecimento transforma e a ética guia.

Para a caloura Julia Almeida, de 19 anos, que optou pelo curso de Direito do turno da manhã, as expectativas estão a mil: “meu irmão mais velho estudou aqui e não poupou elogios; minha família inteira está animada com minha entrada na Dom Helder”, disse, entusiasmada.

Para o calouro José Carlos Barbosa, de 33 anos, que também é formado em Marketing e optou por estudar à noite, as coisas não estão diferentes: “desejo de alguma maneira ‘casar’ o curso que fiz com o do Direito e ter uma carreira de sucesso para, talvez, futuramente, ser um Professor de respeito”, ponderou.

A Dom Helder será a casa de vocês pelos próximos anos, e nossa missão é ajudá-los a construir um caminho de conquistas e realizações!

Compromisso com a excelência acadêmica

Com a ampliação dos cursos e a consolidação como Centro Universitário, a Dom Helder reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino, a inovação pedagógica e a formação de profissionais altamente capacitados. O evento de abertura proporcionou uma visão abrangente do ambiente acadêmico e das oportunidades que aguardam os novos alunos, marcando o início de uma trajetória de aprendizado e crescimento dentro da instituição.

Brilhem e sejam protagonistas dessa história. Bem-vindos à Dom Helder!

Animadas, calouras posaram para foto
Calouros logo após a recepção
Calouros e calouras logo após a recepção
Novatos receberam kits da Instituição
Novatos receberam kits da nstituição
Calouros aprenderam sobre a Pedagogia Inaciana
Novatos encheram o auditório da Instituição
Professora Anacélia Santos Rocha, Pró-Reitora Administrativa
Momento de interação entre os alunos e Diretores
Vice-Reitor da Dom Helder, Professor Franclim Brito debateu sobre a Pedagogia Inaciana
A funcionária Jéssica Brandão ensinou aos calouros como mexer nas plataformas
Ao final do evento, calouros ganharam refrigerante
Calouros encheram o auditório na parte da noite também
O Vice-Reitor da Dom Helder, Professor Franclim Brito, dissertou sobre Pedagogia Inaciana
Fabrício, arquiteto da Dom Helder
Professora Helen Cristina, da Dom Helder
Atentos, calouros não perderam detalhes das palestras
Calouras do turno da noite logo após a recepção
Calouras do turno da noite logo após a recepção
Por: Larissa Troian
Rolar para cima
[curriculo_professor]