A egressa Isabela Alves Cardoso, que cursou Direito na Dom Helder entre 2011 e 2015, foi aprovada no IX Concurso de Provas e Títulos para ingresso na carreira da Defensoria Pública de Minas Gerais.
Segundo Isabela, ser aprovada em um concurso público sempre esteve em seus planos, “estudava para outra carreira, mas fiz um estágio de pós na Defensoria de São Paulo e gostei bastante”, diante disso, quando o edital do concurso mineiro foi publicado, a egressa decidiu participar.
Quando questionada sobre o que diria aos atuais discentes da Dom Helder, Isabela pontua: “os alunos devem aproveitar esse tempo na faculdade para desenvolverem o hábito do estudo, a constância e a reflexão acerca do papel que querem desempenhar em nossa sociedade. Se atentar às críticas dos professores sobre a nossa estrutura jurídica e social, e se aprofundar o máximo possível nas atribuições da carreira que desejam seguir, mantendo-se abertos à oportunidade de conhecer outras carreiras”.
A egressa também compartilha as dificuldades que enfrentou para atingir seu objetivo, como “entender a importância do estudo de todas as matérias para a construção do raciocínio jurídico, pois naturalmente tinha preferência por alguns assuntos”. Nos 8 anos entre a conclusão de seu curso e a inscrição no concurso no qual foi aprovada, em especial, “trocava bastante o material de estudos e quase não fazia provas, pois não me sentia preparada, então tive poucas oportunidades de aprovação”, explica.
Isabela conclui enaltecendo a importância da Dom Helder ao longo dessa jornada, “tanto na parte dos estudos quanto a formação humanística”, e dizendo quanto se sente feliz com o resultado alcançado após tantos anos de dedicação, “encerrando uma jornada e iniciando uma ainda maior”.