Equipe 45 vence a 10ª edição do Tribunal Internacional Estudantil

A equipe 45, formada por alunas do Colégio Coleguium e da Dom Helder, foi a grande vencedora do Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e) 2025. As etapas finais ocorreram no último sábado (4), na Dom Helder, em um evento repleto de momentos emocionantes e participações especiais para comemorar a 10ª edição da atividade.

“Dez anos da existência desse Tribunal. Uma década de história protagonizada por nossos professores, pelos parceiros das escolas e pelos nossos queridos estudantes, do Ensino Médio e da Dom Helder. Nesta edição comemorativa, em homenagem a todos os alunos que já fizeram parte desse projeto, o protagonismo foi todo dos estudantes e dos egressos da nossa Instituição”, destacou a professora Camila Martins, gerente de Relações Institucionais (RI) da Dom Helder e coordenadora da atividade.

Etapas finais

A programação do sábado (4) teve início às 8h, com a Câmara de Julgamento (5ª Fase – Semifinal), que reuniu as quatro equipes com maior pontuação nas Rodadas Orais (4ª Fase) para defender seus posicionamentos. Dessa disputa, foram classificadas as equipes 19 e 45, que participaram da Sessão de Julgamento (5ª Fase – Final), realizada em seguida, às 10h, no auditório da instituição.

Coube aos egressos Clara Nassif e Matheus Mendonça a condução dos trabalhos da grande final, como mestres de cerimônia. Clara Nassif foi estudante do Direito Integral, vice-campeã do TRI-e em 2018 e participante de grupos de simulação da Dom Helder. Matheus formou-se em 2022, também no Direito Integral, foi campeão do TRI-e em 2019 e participou de várias simulações. “Como é bom estar de volta neste auditório”, compartilhou Matheus.

O aluno do curso de Direito Willian Araújo abriu as atividades com apresentação musical. “Parabéns a todos os nossos artistas e, em especial, ao Willian, que hoje trocou o Vade Mecum pelo microfone com muita competência”, cumprimentou Clara.

Em seguida, entraram em plenário o presidente da Sessão de Julgamento, desembargador André Prado de Vasconcelos, do Tribunal Regional da 6ª Região, a estudante auxiliar Beatriz Silva e o corpo de jurados, formado pelos egressos da Dom Helder Camilla Costa Marques, Gabriel Machado de Paula Lima, Rafaella Ferreira Pacheco, Filipe Henrique Lopes dos Santos e Samuel Vinícius da Silva.

Debates

Após o discurso do vice-reitor Franclim Brito, que dedicou palavras de boas-vindas aos presentes, foram apresentadas as equipes finalistas, ambas compostas por estudantes do Colégio Coleguium e da Dom Helder.

A Equipe 19 foi formada por Thiago Felipe Paulinelli Rodrigues Freitas, Ingrid Firmino Silva, Felipe Augusto da Silva Santos, Esther Maria Silva Braz Tafner e Vitor Alves Silva. Já a Equipe 45 contou com as estudantes Camila Meilach Lerman, Maria Luíza Nunes Cordeiro, Giovanna Clara Carvalho, Raphaella Ledes Koubayache e Maria Eduarda Ferreira Viana.

Com grande empenho e domínio de oratória, as equipes debateram o tema: um Estado que não faz parte do Acordo de Paris pode receber recursos do Fundo Verde para o Clima em caso de desastre ambiental?

“Que sessão incrível presenciamos aqui hoje. Parabéns aos competidores e saibam o desempenho de vocês foi realmente notável”, afirmou Matheus Mendonça.

Homenagens

Durante as rodadas orais na 10ª Edição do TRI-e, foram selecionados os estudantes do Ensino Médio e da Dom Helder que se destacaram por seu desempenho notável. No sábado (4), as professoras Helen Almeida e Ana Virgínia Gabrich entregaram a menção honrosa para esses estudantes. Confira a seguir:

  • Clara Ferraz Guedes – Colégio Santa Maria
  • Emily Vitória da Silva Rodrigues – Colégio Coleguium
  • Esther Maria Silva Braz Tafner – Centro Universitário Dom Helder
  • Gabriel Viera Alves Nascimento – Centro Universitário Dom Helder
  • Gustavo Faria de Freitas – Centro Universitário Dom Helder
  • Maria Eduarda Ribeiro da Silva Nardi – Colégio Santa Maria
  • Raphaella Ledes Koubayache Mello Campos Lisboa – Centro Universitário Dom Helder
  • Thiago Taveira Xavier – Colégio Loyola

Resultado e premiação

Enquanto os votos dos jurados eram computados, foi realizada uma homenagem especial aos 10 anos do TRI-e, com direito a bolo, velas e parabéns. Em seguida, chegou o momento mais aguardado do dia: o anúncio da equipe vencedora.

A Equipe 45 foi a grande campeã desta edição. O prêmio concedido aos alunos do Ensino Médio e ao professor-treinador da equipe vencedora foi uma bolsa de estudos de 90% para a graduação ou pós-graduação na Dom Helder, válida durante todo o curso. Já os estudantes da Dom Helder receberam bolsa de 90% para o curso de Mestrado da instituição.

A Equipe 19 conquistou o segundo lugar, sendo premiada com bolsa de 75% para graduação ou pós-graduação (no caso dos alunos e professor do Ensino Médio) ou para o Mestrado (no caso dos estudantes da Dom Helder).

Foram entregues ainda menções honrosas aos estudantes que se destacaram durante a final.

Esperamos todos na 11ª edição do TRI-e, em 2026!

Por: NECOM
Rolar para cima
  • Organização de rotina e cronograma
  • Técnicas de estudo
  • Orientação acadêmica individual

Projetos do Ensino Personalizado

  • Projeto de Estudo
  • Projeto de Vida – Atendimento com os Jesuítas
  • Encontro Acadêmico – Campus III (EcoArte)
  • Cultura – BatucaDom
  • Apoio Psicopedagógico
  • Grupo de Estudos
  • Estudos Orientados
  • Monitoria Acadêmica da Graduação
  • Ouvidoria
  • Adaptação ao ensino superior.
  • Comunicação, inteligência emocional e metacognição.
[curriculo_professor]