Os estudantes Yasmin Lourdes e Christian Ottero, do curso de Ciência da Computação da Dom Helder, venceram a II Game Jam UNA, competição on-line realizada de 28 a 30 de novembro. Eles formaram a equipe Final Boss juntamente com a estudante Jennifer Thurow, do curso de Jogos Digitais da PUC-PR.
O tema da competição – Influência – foi definido por sorteio. A partir daí, os participantes tiveram 72 horas para desenvolver e entregar seus projetos. A equipe Final Boss criou o jogo Medie Mistery utilizando a Unity, uma das principais engines de desenvolvimento de jogos do mundo. A plataforma permite produzir games em 2D e 3D de forma integrada, reunindo ferramentas de programação, modelagem, animações, física e sons em um único ambiente.
De acordo com Yasmin, muitas ideias surgiram devido à abrangência do tema. Ao final, o grupo definiu uma dinâmica para testar até que ponto o jogador seria influenciado. “Criamos um jogo de investigação medieval porque esse cenário tem muitos estereótipos: a realeza; o goblin, que normalmente é visto como ladrão; entre outros. A ideia é que o jogador tenha que investigar, percebendo se está sendo influenciado. ‘A realeza não pode ter cometido o crime, deve ter sido o goblin, porque ele é ladrão’. Seguimos por esse caminho”, explicou.
Para Christian, a participação foi muito produtiva e rendeu aprendizados valiosos. “Fiquei feliz com o nosso desempenho. Conseguimos entregar praticamente tudo que queríamos. Só faltou o número de fases – planejamos mais, mas só deu tempo de fazer uma. Foi muito interessante implementar um jogo em 3D com personagens 2D. Aprendi muito sobre desenvolvimento de jogos”, afirmou.
A participação dos alunos foi incentivada pelo professor Diego Caldeira, da Dom Helder. A equipe pretende continuar aprimorando o projeto. Quem quiser conferir o jogo pode acessar o link: https://time-finalboss.itch.io/medie-mistery





