No dia 20 de fevereiro, os estudantes do curso de Engenharia Civil tiveram a oportunidade de acompanhar o lançamento do Edital Municípios 2025, promovido pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte.
O evento reuniu autoridades do estado, incluindo o governador Romeu Zema, e trouxe discussões sobre regularização fundiária, cidades sustentáveis e desigualdades territoriais. Durante o encontro, foi anunciado um aporte de R$400 milhões do Governo de Minas para financiamento de projetos municipais.
Além das tradicionais linhas de crédito voltadas para infraestrutura, mobilidade e eficiência energética, foram apresentadas novas opções de financiamento para prevenção à seca e à inundação. O evento também contou com palestras técnicas para orientar os gestores públicos na formulação de projetos urbanos.
A iniciativa de levar os alunos ao evento partiu do coordenador do curso, professor Cláudio Soares, que ressaltou a relevância dessa experiência acadêmica: “permite o convívio com profissionais de mercado, de diversas áreas, de empresas públicas e privadas”. Além de assistirem às apresentações e debates, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com a equipe do BDMG responsável pela organização do evento, local onde o professor atua como engenheiro civil há 20 anos.
A participação dos estudantes também marcou o início de uma nova etapa de aprendizado: um curso de capacitação voltado à elaboração de Projetos de Obras Públicas. Com a participação de alunos e egressos da Engenharia Civil da Dom Helder, o projeto visa preparar os futuros engenheiros para os desafios do setor. “Esperamos que este seja o início de uma experiência importante para os nossos alunos, fortalecendo ainda mais a conexão entre a academia e o mercado de trabalho”, afirma Cláudio.