Na noite desta segunda-feira (06), o Grupo de Pesquisa “Direitos da Natureza e Educação Ecológica”, juntamente da Pró-reitora de Pesquisa, realizou, no auditório do Centro Universitário Dom Helder, o Seminário “Direitos da Natureza em pauta: Desafios e Potencialidades no Legislativo, coordenado pela Professora Mariza Rios e pelo Professor Edmilson Ferreira.
Durante o diálogo, foram apresentados projetos de lei que já tramitam em diferentes esferas do poder público, além de experiências locais e internacionais sobre o reconhecimento da natureza como sujeito de direitos. Também foram abordadas alternativas para lidar com o desequilíbrio ambiental, apontando a necessidade de um novo paradigma jurídico que compreenda a interdependência entre seres humanos e os ecossistemas.
O debate destacou ainda a importância do engajamento dos legisladores e da sociedade civil na construção de políticas públicas que priorizem a justiça ambiental, a proteção da biodiversidade e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
O encontro contou com a presença da vereadora Luiza Dulci, das deputadas estaduais Ana Paula e Leninha, da deputada federal Célia Xakriabá e dos professores Marcelo Kokke, Márcio Luís e Humberto Macedo. Juntos, os participantes discutiram os entraves e possibilidades para integrar a perspectiva ecológica aos marcos jurídicos existentes, fortalecendo a proteção do meio ambiente diante dos desafios impostos pela crise climática.
O Seminário valeu 3h de pesquisa.

Alunas da Dom Helder antes do início do evento

Palestrantes da noite

Professor Edmilson Ferreira

Professora Mariza Rios

Palestrantes do evento

Palestrantes debateram sobre os Direitos da Natureza

Palestrantes debateram sobre os Direitos da Natureza

Deputada federal Célia Xakriabá

Professor Marcelo Kokke

Professor Márcio Luís

Mesa redonda para o debate

Professora Mariza Rios e Deputada federal Célia Xakriabá

Professor Humberto Macedo

Exemplar do livro “Declaração das Juventudes de Belo Horizonte pelo Clima”

Intervenção ao final do evento