Dando continuidade à 9ª edição da Mostra Científica, na manhã de sexta-feira (21), o auditório da Dom Helder recebeu estudantes e docentes da instituição para a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos na pós-graduação.
A banca avaliadora foi composta por Edgar Gastón Jacobs Flores Filho, presidente da Comissão Externa de Avaliação e professor da PUC Minas; Tereza Cristina Sorice Baracho Thibau, professora doutora da Faculdade de Direito da UFMG; Dennys Eduardo Rossetto, professor doutor da SKEMA Business School; Gabriela Oliveira Freitas, professora doutora e coordenadora de pós-graduação e de pesquisa da Universidade FUMEC; e Rodrigo Mineiro Fernandes, doutor em Direito e auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil.
Foram apresentados três projetos de pesquisa:
Grupo de Pesquisa Direitos Humanos como Projeto Político de Sociedade – Coordenado pelo professor João Batista Moreira Pinto, investiga o processo histórico de construção dos direitos humanos e os desafios para sua efetivação. Criado em 2011, o grupo estuda as lutas políticas entre liberalismo e socialismo e como essas ideologias impactaram a estruturação dos direitos humanos ao longo do tempo.
Grupo de Pesquisa Instrumentos Econômicos de Desenvolvimento Sustentável – Coordenado pelo professor Lyssandro Norton Siqueira, busca identificar mecanismos que possam viabilizar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável. A pesquisa tem como objetivo apresentar soluções econômicas aplicáveis à gestão ambiental e ao planejamento governamental, contribuindo para a construção de políticas mais eficientes.
Grupo de Pesquisa Meio Ambiente, Políticas Públicas e Sustentabilidade (MAPPS) – Coordenado pela professora Maraluce Maria Custódio, o grupo desenvolve estudos sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro. A pesquisa avalia se as políticas públicas voltadas a essa área atendem aos princípios fundamentais de proteção e às demandas da sociedade. Além disso, o grupo discute como a preservação patrimonial, muitas vezes, é tratada como secundária dentro da agenda ambiental e propõe reflexões sobre formas mais eficazes de proteção.
Cada apresentação foi seguida de uma sessão de perguntas, promovendo um debate enriquecedor entre alunos e avaliadores. Ao final do evento, o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente, Políticas Públicas e Sustentabilidade (MAPPS), foi reconhecido com o Prêmio Destaque de Produtividade em Pesquisa, além de conquistar o primeiro lugar na competição. O segundo lugar ficou com o Grupo de Pesquisa Instrumentos Econômicos de Desenvolvimento Sustentável, seguido pelo Grupo de Pesquisa Direitos Humanos como Projeto Político de Sociedade, que obteve o terceiro lugar.
Assim, concluíram-se as apresentações da Mostra Científica, reafirmando a excelência da produção científica da pós-graduação em Direito Ambiental da Dom Helder.