Monitoria de Direito inicia 2º semestre de 2025 com formação sobre Pedagogia Inaciana e Ensino Personalizado

A Dom Helder deu início às atividades da Monitoria Acadêmica do Curso de Direito – 2025/2 com a realização da primeira Reunião Geral, no sábado, dia 6 de setembro de 2025, das 9h às 12h. O encontro formativo reuniu os(as)  monitores(as) do semestre e foi conduzido pelo Prof. Rogério Vieira, coordenador da Monitoria e do Núcleo de Ensino Personalizado (NEP), pelo Prof. Edmilson, coordenador do EAD, e pelo Jesuíta Daniel Leonel, em um momento rico de aprofundamento sobre os princípios da Pedagogia Inaciana.

Objetivos e histórico da Monitoria

A Monitoria Acadêmica da Dom Helder tem como missão promover uma cultura de excelência no ensino-aprendizagem, por meio da atuação discente comprometida com os valores da Pedagogia Inaciana. A iniciativa, em vigor desde 2013 (Portaria nº 09/13), visa contribuir para o desenvolvimento integral do(a) estudante, alinhada ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e à formação humanista promovida pela instituição.

A evolução da Monitoria ao longo dos anos tem refletido temas significativos que dialogam com os desafios e necessidades da comunidade acadêmica. A cada semestre, um enfoque é escolhido para nortear as ações dos(as) monitores(as). A seguir, alguns exemplos:

  • 2017 – Protagonismo Discente
  • 2019 – Autonomia Discente
  • 2020 – Uso eficiente e responsável da tecnologia
  • 2023 – Missão e identidade da Dom Helder
  • 2024 – Ética da Expressão em Tempos de Redes Sociais e Fake News

Para o segundo semestre de 2025, a temática central será o Programa de Ensino Personalizado e o fortalecimento da Monitoria Acadêmica Universitária.

Programação da Reunião

A programação da reunião contemplou diversos momentos de formação e integração:

  • Apresentação institucional e acolhimento aos novos e veteranos
  • Palestras formativas com convidados especiais
  • Estudo dirigido em grupos sobre a Pedagogia Inaciana
  • Explanação sobre a rotina e as responsabilidades dos(as) monitores(as)
  • Momento de partilha com lanche coletivo

Durante a atividade em grupo, os(as) monitores(as) realizaram pesquisas orientadas sobre os seguintes temas:

Pedagogia Inaciana: conceito, origens e aplicação

  • Protagonismo discente
  • Magis inaciano
  • Educação na e para a liberdade
  • Personalização do ensino

Cada grupo foi desafiado a identificar como esses princípios são aplicados em projetos reais da Dom Helder, fortalecendo a conexão entre teoria e prática.

Rotina do(a) Monitor(a) Acadêmico(a)

Além da formação conceitual, os(as) monitores(as) receberam orientações práticas sobre suas atribuições ao longo do semestre:

  • Acompanhamento das aulas com base nos 5 passos da Pedagogia Inaciana:
    1. Resgate da aula anterior
    2. Introdução (Preâmbulo)
    3. Desenvolvimento do conteúdo
    4. Síntese (Colóquio Final)
    5. Encaminhamentos (Exercícios Acadêmicos)
  • Preenchimento de relatórios quinzenais via Google Forms
  • Participação ativa no grupo de WhatsApp da Monitoria, para troca de experiências e avisos acadêmicos
  • Atuação colaborativa com docentes e colegas nas ações de acompanhamento pedagógico

Compromisso com a excelência

A Monitoria Acadêmica da Dom Helder é mais do que um apoio ao ensino: é um espaço formativo que estimula o protagonismo, a responsabilidade social, a reflexão crítica e a vivência dos valores inacianos no cotidiano universitário.

Desejamos aos(às) monitores(as) um semestre de grandes aprendizados e contribuições significativas para a formação acadêmica e humana de toda a comunidade Dom Helder.

Pedagogia Inaciana foi tópico no evento

Participantes discutiram sobre as diretrizes do semestre

Evento contou com a presença dos organizadores Rogério Vieira e Edmilson Ferreira

Grupo enfatizou a Pedagogia Inaciana

Participantes do Encontro Acadêmico

Por: Larissa Troian
Rolar para cima
  • Organização de rotina e cronograma
  • Técnicas de estudo
  • Orientação acadêmica individual

Projetos do Ensino Personalizado

  • Projeto de Estudo
  • Projeto de Vida – Atendimento com os Jesuítas
  • Encontro Acadêmico – Campus III (EcoArte)
  • Cultura – BatucaDom
  • Apoio Psicopedagógico
  • Grupo de Estudos
  • Estudos Orientados
  • Monitoria Acadêmica da Graduação
  • Ouvidoria
  • Adaptação ao ensino superior.
  • Comunicação, inteligência emocional e metacognição.
[curriculo_professor]