A Dom Helder deu início às atividades da Monitoria Acadêmica do Curso de Direito – 2025/2 com a realização da primeira Reunião Geral, no sábado, dia 6 de setembro de 2025, das 9h às 12h. O encontro formativo reuniu os(as) monitores(as) do semestre e foi conduzido pelo Prof. Rogério Vieira, coordenador da Monitoria e do Núcleo de Ensino Personalizado (NEP), pelo Prof. Edmilson, coordenador do EAD, e pelo Jesuíta Daniel Leonel, em um momento rico de aprofundamento sobre os princípios da Pedagogia Inaciana.
Objetivos e histórico da Monitoria
A Monitoria Acadêmica da Dom Helder tem como missão promover uma cultura de excelência no ensino-aprendizagem, por meio da atuação discente comprometida com os valores da Pedagogia Inaciana. A iniciativa, em vigor desde 2013 (Portaria nº 09/13), visa contribuir para o desenvolvimento integral do(a) estudante, alinhada ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e à formação humanista promovida pela instituição.
A evolução da Monitoria ao longo dos anos tem refletido temas significativos que dialogam com os desafios e necessidades da comunidade acadêmica. A cada semestre, um enfoque é escolhido para nortear as ações dos(as) monitores(as). A seguir, alguns exemplos:
- 2017 – Protagonismo Discente
- 2019 – Autonomia Discente
- 2020 – Uso eficiente e responsável da tecnologia
- 2023 – Missão e identidade da Dom Helder
- 2024 – Ética da Expressão em Tempos de Redes Sociais e Fake News
Para o segundo semestre de 2025, a temática central será o Programa de Ensino Personalizado e o fortalecimento da Monitoria Acadêmica Universitária.
Programação da Reunião
A programação da reunião contemplou diversos momentos de formação e integração:
- Apresentação institucional e acolhimento aos novos e veteranos
- Palestras formativas com convidados especiais
- Estudo dirigido em grupos sobre a Pedagogia Inaciana
- Explanação sobre a rotina e as responsabilidades dos(as) monitores(as)
- Momento de partilha com lanche coletivo
Durante a atividade em grupo, os(as) monitores(as) realizaram pesquisas orientadas sobre os seguintes temas:
Pedagogia Inaciana: conceito, origens e aplicação
- Protagonismo discente
- Magis inaciano
- Educação na e para a liberdade
- Personalização do ensino
Cada grupo foi desafiado a identificar como esses princípios são aplicados em projetos reais da Dom Helder, fortalecendo a conexão entre teoria e prática.
Rotina do(a) Monitor(a) Acadêmico(a)
Além da formação conceitual, os(as) monitores(as) receberam orientações práticas sobre suas atribuições ao longo do semestre:
- Acompanhamento das aulas com base nos 5 passos da Pedagogia Inaciana:
- Resgate da aula anterior
- Introdução (Preâmbulo)
- Desenvolvimento do conteúdo
- Síntese (Colóquio Final)
- Encaminhamentos (Exercícios Acadêmicos)
- Preenchimento de relatórios quinzenais via Google Forms
- Participação ativa no grupo de WhatsApp da Monitoria, para troca de experiências e avisos acadêmicos
- Atuação colaborativa com docentes e colegas nas ações de acompanhamento pedagógico
Compromisso com a excelência
A Monitoria Acadêmica da Dom Helder é mais do que um apoio ao ensino: é um espaço formativo que estimula o protagonismo, a responsabilidade social, a reflexão crítica e a vivência dos valores inacianos no cotidiano universitário.
Desejamos aos(às) monitores(as) um semestre de grandes aprendizados e contribuições significativas para a formação acadêmica e humana de toda a comunidade Dom Helder.

Pedagogia Inaciana foi tópico no evento

Participantes discutiram sobre as diretrizes do semestre

Evento contou com a presença dos organizadores Rogério Vieira e Edmilson Ferreira

Grupo enfatizou a Pedagogia Inaciana

Participantes do Encontro Acadêmico