O professor Caio Augusto Souza Lara, pró-reitor de Pesquisa da Dom Helder, concedeu entrevista à rádio Itatiaia nesta quinta-feira (14) sobre a prática de bullying e o aumento dos registros em cartórios.
De acordo com o professor, a maior procura por registros e o crescimento no número de processos judiciais estão diretamente relacionados ao debate público sobre o tema, algo pouco comum no passado. “Tenho a impressão de que a prática de bullying, em si, não aumentou. O que aumentou foi a percepção e a conscientização das pessoas de que essa é uma prática inadmissível”, afirmou.
O professor também comentou a alteração legislativa para criminalizar com maior peso o bullying no ambiente digital, que considera “a grande praga do nosso tempo”, e destacou a importância de combatê-lo. “As redes sociais acabaram por canalizar a força destrutiva que algumas pessoas têm. (…) O bullying traz repercussões muito severas na vida de uma pessoa”, disse.
A estudante Maria Eduarda Torres Cabral, do 8º período de Direito, reforçou que o combate ao bullying é um dever de toda a sociedade, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela também participou da entrevista, que irá ao ar na próxima segunda-feira (18), no Jornal da Itatiaia.