O professor do Centro Universitário Dom Helder e procurador do Estado, Lyssandro Norton Siqueira, tomou posse neste mês como novo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad).
Lyssandro assumiu a pasta no lugar de Marília Melo, que esteve à frente da secretaria desde 2020 e deixou o cargo para assumir a presidência da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Com 28 anos de atuação como procurador do Estado, Lyssandro participou de ações relacionadas à reparação dos atingidos pelas tragédias de Mariana e Brumadinho. Possui atuação de destaque nas áreas de Direito Ambiental e crise climática.
Em anúncio oficial, a administração estadual ressaltou a sólida experiência acadêmica e prática do professor na área ambiental, destacando-o como uma das principais referências na formulação de políticas públicas para o setor.
A nomeação foi feita a convite do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões, com a expectativa de que Lyssandro permaneça no cargo até o fim do atual mandato do governo estadual.
Currículo
Lyssandro é procurador do Estado de Minas Gerais desde 1998 e pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio, mestre em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos e graduado em Direito pela UFMG. Integra a Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil. Possui livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
No Centro Universitário Dom Helder, integra o corpo docente desde agosto de 2014, de forma contínua, e atua no mestrado e doutorado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
