Reunião do Corpo Docente com a Direção define diretrizes para 2025

Na manhã do último sábado (15), a Dom Helder promoveu mais uma Reunião de Professores, reunindo o Reitor, Professor Paulo Umberto Stumpf, o Vice-Reitor, Professor Franclim Brito, além de Pró-Reitores e docentes. O encontro, realizado no auditório da instituição, teve como principal objetivo definir diretrizes acadêmicas e administrativas para o primeiro semestre de 2025.

Temas discutidos

Durante a reunião, oficialmente iniciada pelo Reitor da Dom Helder, Professor Paulo Umberto Stumpf, o principal assunto enfatizado por ele foi a de que a Dom Helder se tornará Centro Universitário, motivo de orgulho para Diretores e Docentes. Além disso, foram dissertados aspectos metodológicos, com foco nas estratégias de ensino e aprendizagem, incluindo a condução das aulas e os critérios de avaliação dos alunos, bem como eventos institucionais do ano e a busca eterna pelo Magis Inaciano, que nada mais é do que um compromisso profundo com a busca pela melhor versão de si mesmo, pela qualidade em vez da quantidade e pelo discernimento para tomar as melhores decisões em todas as áreas da vida. O Reitor também enfatizou que neste ano a Dom Helder se tornará um Centro Universitário.

As Pró-Reitorias também apresentaram questões essenciais para a gestão acadêmica e institucional. O Pró-Reitor de Graduação e Vice-Reitor da Dom Helder, Professor Franclim Brito, aproveitou para dar as boas-vindas aos novos docentes, e também para agradecer aos antigos e apresentar os novos Coordenadores. São eles: Vinicius Von Glehn de Fellippo, novo Coordenador do Curso de Ciência da Computação; Helen Silva, nova Coordenadora do Curso de Direito; Virgínia Gabrich, nova Coordenadora do Direito Integral; e os Professores de Arquitetura e Urbanismo, David Prado e Sibelle Meyer, e os Professores do Curso de Direito, Bruno Torquatto, Camila Menezes, Gabriel Azevedo e Gabriel Resende. Ele ressaltou também a importância da reunião dos Coordenadores de Curso como meio de gestão dos cursos da Graduação.

Como tema principal da reunião, a Pró-Reitora Administrativa, Anacélia Santos Rocha, apresentou o Protocolo de Ética, destacando sua importância como um passo essencial para a implementação do Compliance no futuro Centro Universitário. Durante a elaboração do documento, uma equipe foi constituída, contando com a participação da Direção e do Colegiado da Escola. Após a introdução, os participantes foram divididos em grupos de leitura, onde analisaram trechos do Protocolo de Ética e fizeram apontamentos relevantes. Em seguida, um componente de cada grupo contribuiu com a leitura da conclusão do Protocolo de Ética, consolidando os princípios e diretrizes estabelecidos no documento.

Logo após, o Coordenador de Mestrado e Doutorado, Professor Romeu Tomé, e o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Professor José Antônio, discutiram sobre o Projeto Minter, uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que visa expandir e descentralizar os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico e profissional) para instituições de ensino superior que ainda não possuem programas próprios nessa área, sobre o Congresso Nacional da União Brasileira de Advocacia Ambiental, além da Pós-Graduação lato sensu e suas perspectivas.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Professor Caio Lara, aproveitou o momento para debater sobre a Mostra Científica e seus regimentos, Comissão de Inovação Tecnológica, e a possibilidade de Curso Tecnológico em Inteligência Artificial.

O Pró-Reitor de Extensão, Francisco Haas, dissertou sobre os Projetos da Extensão para este ano, e comentou sobre os lançamentos das atividades do Movimento Ecos para 2025, além de discorrer sobre o Congresso do Centro de Apoio e Educação Socioambiental.

Em seguida, o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Graduação, Professor Franclim Brito, deu encaminhamento à reunião falando sobre os aspectos práticos das aulas, fidelidade ao Programa de Conteúdo de cada disciplina, passos da Pedagogia Inaciana, pontualidade, assiduidade, atenção para aspectos de personalização (eventuais deficiências, problemas de comportamento, NEP), Coordenadores de Curso (primeira instância de diálogo e apoio aos docentes e estudantes).

Logo após, a Professora Mariza Rios, representando Felipe Diaz, da Comissão Própria de Avaliação, fez sua apresentação explicando sobre a Comissão, que nada mais é que “a instância que verifica a coerência do Plano Pedagógico Institucional (PDI), e do curso (PPC), em relação à sua efetivação prática, em vista da sua continua melhoria da qualidade acadêmica”. Segundo Mariza, o objetivo da CPA é o de promover a melhoria contínua da qualidade acadêmica e administrativa.

Por fim, o novo Professor da Dom Helder do curso de Direito, Gabriel Azevedo, tratou sobre o Instituto Cidade & Sustentabilidade, que tem como objetivos principais o planejamento e infraestrutura Urbana Sustentável, Mobilidade Urbana e Acessibilidade, Resiliência e Adaptação Climática, Inovação Urbana e Tecnologia, dentre outros.

Outros tópicos discutidos incluíram a motivação dos alunos, melhorias estruturais na instituição, uso da tecnologia para aprimorar o ensino, planejamento de eventos e a satisfação da equipe docente.

Encerramento e confraternização

Ao final da reunião, os participantes foram convidados para uma pré-carnaval com o BatucaDom no novo espaço do restaurante da instituição, o DOM – Restaurante Universitário – BatucaDom, promovendo um momento de integração entre os professores e gestores.

A Dom Helder reafirmou seu compromisso com a excelência no ensino e destacou a importância do diálogo constante para aprimorar a experiência acadêmica e a formação dos alunos.

Professores da Dom Helder
Professor e Professora da Dom Helder
Professores e funcionários da Dom Helder
Professores da Dom Helder antes da reunião
Professoras da Dom Helder
Professores e funcionário da Dom Helder
Professor Paulo Umberto Stumpf, Reitor da Dom Helder
Vice-Reitor da Dom Helder, Professor Franclim Brito
Novos Professores fizeram uma breve apresentação
Novos Professores fizeram uma breve apresentação
Novas Professoras fizeram uma breve apresentação
Novos Professores fizeram uma breve apresentação
Novas Professoras fizeram uma breve apresentação
A Pró-Reitora de Administração, Anacélia Santos Rocha
Momento em que os grupos se reuniram para discutirem sobre o Protocolo de Ética
Momento em que os grupos se reuniram para discutirem sobre o Protocolo de Ética
Momento em que os grupos se reuniram para discutirem sobre o Protocolo de Ética
Leitura parcial do Protocolo de Ética
Leitura parcial do Protocolo de Ética
O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Professor José Antônio
O Pró-Reitor de Ensino, Professor Caio Lara
O Pró-Reitor de Extensão, Professor Francisco Haas
Professor Franclim Brito, Vice-Reitor da Dom Helder
Professora Mariza Rios, da Dom Helder
O Reitor da Instituição, Paulo Umberto Stumpf, apresentou o novo Professor da Dom Helder, Gabriel Azevedo
Reitor da Dom Helder, Professor Paulo Umberto Stumpf
Professores durante confraternização no novo restaurante da Dom Helder
Professores durante confraternização no novo restaurante da Dom Helder
Bloco de carnaval dos Professores animou o momento
Bloco dos Professores animou o momento
Bloco animou a confraternização
A regência musical ficou por conta do Professor Humberto Macedo
A regência musical ficou por conta do Professor Humberto Macedo
A Supervisora-Pedagógica, Cácia Stumpf, e demais funcionários
Professores durante confraternização
O Vice-Reitor, Professor Franclim Brito, e Professores da Dom Helder
Professores durante confraternização
Por: Larissa Troian
Rolar para cima
[curriculo_professor]